28/7/2008
SP: fórum ressaltou importância da Festa do Peão de Barretos

Movimentando mais de R$ 200 milhões na região de Barretos (SP), gerando cerca de 5 mil empregos diretos e outros estimados mais de 10 mil indiretos, a Festa do Peão de Barretos se destaca no cenário nacional como o maior evento cultural do Estado de São Paulo e, cada vez mais, atraindo investimentos na região. Foi o que demonstrou na última terça-feira, dia 22, o Fórum "Por que investir em Barretos", realizado no auditório da FIESP em São Paulo. O evento também marcou a reta final de preparação da 53ª edição da Festa, que acontecerá de 21 a 31 de agosto no complexo Parque do Peão.

O Fórum abordou os diversos pilares que têm alavancado investimentos e o crescimento da região, principalmente relacionado ao turismo termal e ao agronegócio. "Pudemos demonstrar bem uma outra face da Festa, como geradora de recursos e rica em oportunidades de negócios", explica Jerônimo Luiz Muzetti, presidente de Os Independentes, associação promotora da Festa do Peão de Barretos e de outros eventos que acontecem no Parque do Peão e que também motivam o investimento na região.

A fomentação do agronegócio na região de Barretos foi abordada pelo Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo João de Almeida Sampaio Filho. O secretário ressaltou a importância da região através de números relevantes: 6% da renda gerada pela produção agrícola do Estado está concentrada em Barretos com destaque para as produções de cana, laranja, borracha e pecuária.

Turismo de água termal
Um dos pontos abordados no Fórum foi a exploração do turismo de águas termais. Até o final de 2009 dois grandes empreendimentos do setor estarão em funcionamento na cidade. Um destes empreendimentos é o Barretos Thermas Park, um complexo hoteleiro que está sendo construído dentro do Parque do Peão e que contará com mais de 2 mil leitos. De acordo com o engenheiro do empreendimento Nilson Prado a implantação desse novo segmento hoteleiro na cidade vem cobrir um déficit de hospedagem para o período da Festa além de motivar o turismo fora de períodos específicos.

De acordo com Odemir Putini, diretor do Grupo Eugênio, responsável pela divulgação do Barretos Thermas Park, o empreendimento, que é fruto de um investimento de R$ 3 bilhões será um marco para a região, destacando futuramente a cidade como um dos principais pólos de turismo permanente de São Paulo.

Ações Beneficente
As tradicionais ações beneficentes realizadas durante a Festa do Peão de Barretos foram abordadas pelo diretor da Fundação Pio XII Henrique Prata. A Fundação é a mantenedora do Hospital de Câncer de Barretos instituição que é referencia no tratamento e prevenção da doença no Brasil, recebendo pacientes de mais de 1.200 municípios brasileiros, sendo 98% dos atendimentos realizados via SUS.

A Festa do Peão de Barretos tem um dia de sua programação dedicado ao Hospital. Neste dia o show principal realizado no Estádio de Rodeios tem renda em prol à instituição. Neste ano, o show acontece no dia 24 com os sertanejos Daniel, Guilherme & Santiago e João Neto & Frederico. Além do show está previsto um desafio nas arenas em que empresas e público podem fazem doações "apostando" no competidor ou no animal.

Henrique Prata afirmou que através de Barretos começaram outras ações beneficentes em eventos do gênero. "O rodeio se tornou hoje um exemplo de esporte com responsabilidade social".

Parcerias de sucesso
Cases de sucesso foram apresentados por parceiros do evento como a AMBEV, cuja marca Cerveja Brahma é patrocinadora da Festa de Barretos há 33 anos. Bianca Shen, representante da AMBEV no Fórum apresentou as ações e novidades deste ano que a marca Brahma trará para a Festa.

Bianca ressaltou que o Rodeio se tornou um dos pilares da divulgação da Brahma ao lado do carnaval e do futebol. "A AMBEV tem acreditado muito na plataforma rodeio já que ela traz os valores do seu consumidor que tem espírito brasileiro, guerreiro e quer diversão com os amigos", diz Bianca.

Os investimentos em rodeio também servem para que a AMBEV alcance mais visibilidade no interior.

Também falaram sobre as parcerias de sucesso o presidente do Minerva S.A. Fernando Galetti Queiroz e o diretor de marketing do grupo JBS Antonio Zambeli.



Fonte: Assessoria de Imprensa

Voltar