28/7/2008
Carne bovina: UE habilita mais fazendas para exportação

Foram incluídos 33 novos Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov; agora, a lista totaliza 123 Eras.

A União Européia (UE) habilitou oficialmente, nesta sexta-feira (25), mais 33 propriedades de cinco estados brasileiros para fornecer animais aos frigoríficos exportadores de carne bovina in natura, informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Existiam 106 fazendas habilitadas a vender carne para o mercado europeu; esse número recuou para 90 e agora voltou a crescer e chega a 123.
Minas Gerais é o estado que teve mais Eras incluídos na lista Traces do Serviço de Alimentação e Veterinária da União Européia (FVO) - o estado saltou de 65 para 80; o MT, de sete, subiu para 12, enquanto o RS passou de 10 para 13; Goiás, de seis para 13 e o Espírito Santo, de duas plantas para cinco. Santa Catarina também possui autorização para exportar para UE e, neste ano, as autoridades européias suspenderam o embargo imposto à SP e PR.
A primeira etapa no processo de habilitação é a checagem dos dados feita nas propriedades por técnicos das empresas certificadoras. O segundo passo é uma auditoria feita por técnicos do Mapa ou dos órgãos estaduais de defesa sanitária, também nas fazendas. Depois disso, os dados colhidos pelos técnicos de empresas privadas e do governo são novamente checados na Secretaria de Defesa Agropecuária do ministério, em Brasília.


Fonte: Portal DBO

Voltar