18/7/2008
Pecuária de corte: Brasil fecha o ano com 191 milhões de bovinos, prevê CNA

Para a entidade, 23% desse total serão abatidos. Já as exportações vão gerar US$ 4,7 bilhões em 2008.

O número estimado representa uma queda de 0,98% em relação as 193,1 milhões de cabeças de 2007, calcula o presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, que participou do "3º Congresso Internacional do Boi de Capim", que acontece até dia 18 de julho, em Salvador, BA.
Apesar dos números, Antenor alerta para a escassez de boi vivida pelo mercado brasileiro. "Não tem boi. Os frigoríficos estão dando férias aos funcionários e diminuindo a carga de trabalho". Ele lembra que mesmo nesse processo de falta de animais, o setor já passou por momentos piores há pouco tempo: "Em junho de 2006, a arroba custava R$ 55,61, o menor preço dos 50 anos", recorda.
O vilão dos preços altos praticados atualmente no mercado é a suplementação mineral. De acordo com o presidente do Fórum Nacional, os sais minerais correspondem a mais de 23% dos custos de produção, enquanto que adubos e sementes forrageiras representam 8,5% e 8,2%, respectivamente. "É impossível produzir sem sais minerais. Ainda bem que o governo acordou e percebeu que o monopólio das minas brasileiras está dificultando alguns processos", ressaltou. As informações são do Investnews


Fonte: Portal DBO

Voltar