20/2/2006
Lula promete decisão rápida para medidas do arroz

Lula conversou por cerca de 20 minutos com representantes da Federarroz, Farsul, IRGA, Câmara Setorial do Arroz e organizadores da 16a Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que acontecerá em Itaqui (RS) de três a cinco de março. No início da audiência o presidente da Federarroz, Valter José Pötter, agradeceu o apoio prestado pelo governo federal com a liberação de recursos para comercialização da safra no segundo semestre de 2005, embora lembrando que estes chegaram com atraso. Destacou também que o anúncio de recursos para mecanismos de apoio à comercialização já em março é positivo, mas enfatizou que as medidas reivindicadas precisam ser implementadas com urgência.

- Fui muito claro e informei ao presidente Lula reiteradas vezes que há urgência na necessidade destes mecanismos para garantir preços acima do mínimo ao arroz neste primeiro semestre após a colheita – frisou Pötter.

Juntamente com o presidente da Farsul, Carlos Sperotto, do Irga, Pery Sperotto Coelho, e da Câmara Setorial do Arroz, Francisco Schardong, Valter José Pötter apresentou ao presidente um relato da gravidade da situação do arroz em todo o Brasil neste momento, com cotações em torno de R$ 17,00 no mercado livre e um preço mínimo estabelecido em R$ 22,00.

- Explicamos que o mercado está sem referências que depende muito do governo uma solução. Pedimos que ao menos ele se manifeste informando o que o governo vai garantir o preço mínimo – acrescentou Pötter, que considerou o presidente “bastante receptivo”. - Deixamos o encontro cientes de que o presidente da República tem conhecimento dos problemas da cadeia produtiva e tem nas mãos informações suficientes para tomar as medidas necessárias – reiterou Pötter.

Na parte social do encontro, os dirigentes arrozeiros entregaram ao presidente da República uma réplica da pá que simboliza a abertura da colheita do arroz e lhe foi feito o convite para estar presente na 16a Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Itaqui (RS). O presidente afirmou que tem interesse em participar, mas isso dependerá de sua agenda que prevê um compromisso no dia 6 de março em Londres, na Inglaterra. Lula não perdeu a oportunidade de elogiar a beleza da rainha, Jaqueline Balsan, e das princesas Letícia Fernandes e Tatiane Hemann, da 16a Abertura Oficial da Colheita do Arroz.

Acompanharam a audiência com o presidente da República o presidente da Associação de Arrozeiros de Itaqui, Manoel Vargas Filho, o presidente do Sindicato Rural, Pedro Monteiro Neto, o prefeito e o vice-prefeito de Itaqui, Bruno Contursi e Mário Bruck, respectivamente, o diretor-executivo da Federarroz, Renato Rocha, o coordenador da 16a AOCA, Raul Borges, e deputados estaduais e federais ligados ao setor arrozeiro.


Fonte: Olhar Direto

Voltar