14/7/2008
SP: evento do Centro de Performance Lagoa reúne 200 participantes em Sertãozinho

A prova, que ainda está na metade, já recebeu confirmação de presença de diversos criadores para a edição de 2009.

Sertãozinho/SP
O Centro de Performance Lagoa recebeu centenas de convidados para o 2º Encontro de Criadores participantes do Centro de Performance Lagoa, teste realizado pela maior central de genética bovina da América Latina, integrante da CRV. O evento aconteceu no último final de semana, no Confinamento Savegnago, em Sertãozinho (SP), local estratégico, a poucos quilômetros da sede da empresa.

Ao todo participaram do encontro cerca de 200 pessoas, entre pecuaristas que contam com animais no CP Lagoa, presidentes das associações de raças participantes do teste, técnicos e gerentes da Lagoa. A programação contou com ciclo de palestras, envolvendo temas diversos relacionados ao Centro de Performance.

Na ocasião foi dado início ao processo de escolha dos representantes do comitê técnico e de criadores, grupo que será responsável pela coleta de dados como, peso dos animais identificados eletronicamente, e visita aos piquetes dos touros jovens. Ricardo Abreu, gerente de produto Corte/Zebu e coordenador do CP Lagoa, ficou satisfeito com o resultado do encontro. “Foi formidável, já contávamos com 140 confirmações e o número de presentes superou as expectativas. Em sua segunda edição, o CP se consolida e continua crescendo”, afirma.

Na opinião de muitos pecuaristas presentes ao CP Lagoa, alguns participando pela primeira e outros retornando, o resultado foi surpreendente. “O nível do CP Lagoa é excelente, podemos ver animais de elevada qualidade. Dá para ter uma previsão dos resultados na segunda pesagem, mas, de maneira geral, a prova é muito bem conduzida e espero que meus animais façam um bom trabalho”, afirma Renato Pinto, do Guzerá R. Antônio Júnior, da Beabisa Agropecuária, que no ano passado fez o campeão do CP Lagoa na raça Nelore, ressalta que espera repetir a façanha. “Espero fazer o campeão, mas, de qualquer forma, vamos prestigiar e utilizar o sêmen que sai dos touros avaliados”, afirma.

Ivo Reich, do Senepol da Agir, gostou do que viu. “A Lagoa está de parabéns pela iniciativa. É uma maneira dos criadores avaliarem seus animais em busca de uma genética melhor, resultando no oferecimento de um excelente produto aos nossos clientes”, destaca.

Além das raças Nelore, Nelore Mocho, Brahman, Guzerá e Tabapuã, que já tinham participado no ano passado, a prova agora conta também com animais da raça Aberdeen Angus, Red Angus, Santa Gertrudis e Senepol. “É interessante contar com mais raças no CP Lagoa. Agradeço às associações pela confiança, e por todos virem aqui prestigiar o encontro”, destaca Alexandre Zadra, gerente de produto Corte/Taurinos da Lagoa. “Há 15 dias não vinha no CP e constatei que os animais estão se desenvolvendo bem, como esperado. Já estamos de olho em uma série de tourinhos jovens para contratação”, completa Zadra.

“Observamos a demonstração de competência e seriedade com que são desenvolvidos os trabalhos no Centro de Performance. Por meio da participação no evento, ficou provado que a equipe da Lagoa possui excelentes qualidades e que os trabalhos se desenvolvem com eficiência”, cumprimenta Renato Garcia Fernandes, presidente da ABCT (Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã), que anunciou aumento no número de participantes da raça para 2009.

Próximas etapas
Participam do CP Lagoa 2008 o total de 459 animais de 140 criadores oriundos de 12 estados – Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal. São touros PO (puro de origem), nascidos entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2007.

Na seqüência do cronograma, dia 08 de agosto, acontecerá a pesagem intermediária e a primeira mensuração de perímetro escrotal. As avaliações finais estão marcadas para o período de 03 a 10 de outubro, com as avaliações genéticas sendo realizadas entre 10 e 20 do mesmo mês. Após a divulgação dos resultados finais acontece o leilão dos touros, evento que fecha a temporada 2008 do CP Lagoa, dia 25 de outubro.

Os touros jovens classificados como Top Class poderão ser fonte para o teste de progênie do PAINT (Programa de Avaliação e Identificação de Novos Touros). Dez touros Top Class do CP Lagoa 2007 escolhidos para serem doadores de sêmen, já estão em coleta na Central. “São vários benefícios para o criador participante, entre eles a avaliação genética dos animais jovens, agregando valor aos animais positivos; reconhecimento e valorização por parte do mercado no leilão; e a possibilidade de ter o touro em coleta de sêmen na Lagoa”, conclui Ricardo Abreu.

O Teste de Performance Lagoa avalia 12 características – peso, ganho médio diário, perímetro escrotal, conformação, precocidade, musculosidade, umbigo, temperamento, área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EGS), marmoreio e tipo. Conforme ocorrido no ano passado, serão as mesmas características para todas as raças, com a ponderação de cada uma delas diferente, determinado pelo corpo técnico de cada associação, para evitar o efeito comparativo entre elas.


Fonte: Texto Assessoria de Comunicações

Voltar