2/7/2008
SP: Araçatuba recebe os primeiros animais da 49ª Exposição Agropecuária

Primeiro turno começa com a entrada de 34 da raça Angus, além de 850 para leilão.

Araçatuba/SP
A raça Angus já está no Recinto de Exposições “Clibas de Almeida Prado” para a 49º Exposição Agropecuária de Araçatuba, que acontece de 04 a 13 de julho. Os animais são das fazendas MC (SP), Cabanha Feliz (SP) e Ponderoza (SP). A origem da raça é da Escócia, com características genéticas como precocidade para o abate, fertilidade, longevidade, rusticidade e excelente qualidade de carne.

Nos dias que estarão no Recinto, que será de 01/07 a 07/07, serão seis tratadores responsáveis pelos cuidados e preparação dos animais. Este é o primeiro ano da raça em Araçatuba, a expectativa são as melhores. “Temos a oportunidade de divulgar a raça e com isso os negócios só tendem a aumentar”, afirma Luiz Antônio de Paulo, responsável pela Fazenda MC.

Da Fazenda MC participarão 22 animais, divididos em: 5 bezerros, 5 garrotes, 2 touros e 10 vacas. Fazenda Cabanha Feliz estará na Expô com 10 animais, 1 bezerro, 2 garrotes, 5 novilhas, 1 touro jovem e 1 vaca adulta, Ponderoza irá participar com 2 novilhas.

A maior participação da raça Angus em exposições agropecuárias, acontecem na região sul. “Este ano fomos convidados e decidimos apostar na Expô de Araçatuba. Outro fator que tem resultados positivos é o cruzamento do Angus e Nelore, isto possibilita uma boa aceitação no mercado. O Nelore com sua rusticidade e a precocidade do Angus, resultou em um bom casamento,” comentou de Paulo.

Segundo Alysson Henrique Albuquerque, técnico de pecuária e responsável pela fazenda Cabanha Feliz e Ponderoza, afirma que esta raça possui tratamentos especiais, como uma boa alimentação a base de silagem de milho, ração concentrada e sal mineral.

O leilão “Genética Angus” acontecerá no dia 8 de julho, às 20h, no Circo da Exposição, realizado pela Central Leilões e organizado pela Agropecuária HR e 3E. Participarão cerca de 30 touros POs, 20 fêmeas e 800 cruza Angus, machos e fêmeas, vindos de Ponta Linda (SP). “A intenção é comercializar 100% dos animais. As fêmeas possuem cerca de 200 a 360kg, já os machos possuem de 240 a 450kg”, acrescentou Luis Fernando Rodrigues, gerente da HR.

O julgamento será no dia 5 de julho às 9h, na Arena Principal, participarão cerca de 100 animais, sendo 65% fêmeas e 35% machos, com 10 criadores vindos de São Paulo e Paraná. O julgamento será realizado pelo juiz Tito Mondadori, do Rio Grande do Sul. “Os animais são de alto nível, sendo estes os melhores, com a presença da grande Campeã da Feicorte: a Espoleta,” afirma Rodrigues.

Para a admissão dos animais no Recinto “Clibas de Almeida Prado” é necessário seguir os critérios estabelecidos pelo Escritório de Defesa Agropecuária de Araçatuba, descritos abaixo no link: www.siran.com.br/expo_info.php?c=4216



Fonte: Assessoria de Imprensa

Voltar