2/7/2008
Carne bovina: São Paulo deve ter baixa adesão ao sistema de exportação à UE

Apesar da preocupação, o secretário João Sampaio considera que a reabilitação como apto à exportar para a UE é um importante passo.

O secretário de Agricultura de São Paulo, João Sampaio, acredita que a adesão dos pecuaristas paulistas ao modelo de Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov (Eras) deve ser pequena. "O pecuarista está pouco motivado a aderir ao sistema, já que os preços recebidos na venda de animais para atender à demanda interna ou outros mercados fora da Europa ainda estão muito remuneradores e as exigências não são tão grandes", disse Sampaio à Agência Estado.
O secretário paulista reconhece que as exigências feitas pela União Européia são muitas e burocráticas. Ele ressalta, no entanto, que não se pode desprezar um cliente que é responsável por pagar um dos melhores preços do mundo. "Já existem algumas fazendas que estavam se preparando e imagino que a demanda em São Paulo será maior do que a de outros Estados", afirma.
Para Sampaio, o pecuarista que encontra bons preços em outros mercados hoje pode querer aderir ao modelo para exportar para Europa quando os preços recuarem. "No ano passado foi uma briga para estar na lista de exportadores para Europa e agora a demanda está pequena. Quem aderir agora pode ter ganhos e já estar preparado para o futuro vender ainda mais", disse.


Fonte: Portal DBO

Voltar