2/7/2008
SP: Lagoa reúne criadores participantes do Centro de Performance

Sertãozinho/SP
No próximo sábado (05), centenas de pecuaristas e técnicos estarão em Sertãozinho (SP) para o encontro dos criadores participantes da segunda temporada do Centro de Performance, teste de performance realizado pela Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina, integrante da CRV. O evento será realizado no Confinamento Savegnago, local dos testes do Centro de Performance (Vicinal Antonio Sarti, à direita da Rodovia Carlos Tonani, km 86 – saída 86 – Distrito Industrial), a partir das 8h30.

A abertura será feita por Vladimir Walk, vice-presidente da Lagoa, e Chalin Savegnago, presidente do Grupo Savegnago. Em seguida, Ricardo Abreu, gerente de produtos Corte / Zebu da Lagoa, vai abordar todos os aspectos sobre o CP Lagoa. Também ministram palestra Robison Carreira, da Riviera Tecnologia, sobre identificação eletrônica; Lúcia Helena Rodrigues, gerente de produção da Lagoa, sobre manejo sanitário; Marcelo Carneiro, da Fri-Ribe, sobre manejo nutricional e Roberto Carvalheiro, da GenSys, sobre DEPs estandartizadas e avaliação genética.

No mesmo dia serão definidos os representantes do comitê técnico que reunirá criadores de todas as raças participantes. Também será realizada uma atividade dinâmica, a coleta de peso de animais identificados eletronicamente, sob o comando de Robison Carreira, e visita aos piquetes dos touros jovens, acompanhados pela equipe técnica da Lagoa.

Sobre o Centro de Performance Lagoa:
Participam do CP Lagoa 2008 o total de 459 animais de 140 criadores oriundos de 11 estados – Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal. São touros PO (puro de origem), nascidos entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2007. Além das cinco principais raças zebuínas de corte – Nelore, Nelore Mocho, Brahman, Guzerá e Tabapuã –, que já haviam participado no ano passado, a prova agora conta também com animais da raça Aberdeen Angus, Red Angus, Santa Gertrudis e Senepol.

O cronograma prossegue no dia 08 de agosto, quando será a pesagem intermediária e a primeira mensuração de perímetro escrotal. As avaliações finais estão marcadas para o período de 03 a 10 de outubro, com as avaliações genéticas sendo realizadas entre 10 e 20 do mesmo mês. Após a divulgação dos resultados finais, o grande leilão, que fecha a temporada, acontece no dia 25 de outubro.

Novamente estão sendo avaliadas 12 características – peso, ganho médio diário, perímetro escrotal, conformação, precocidade, musculosidade, umbigo, temperamento, área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EGS), marmoreio e tipo. “A ponderação dessas 12 características formará o Índice CP Lagoa, onde reuniremos as diferentes características em um só valor, prestigiando os animais mais harmônicos, e, assim, ranquearemos os touros”, informa Ricardo Abreu, gerente de produto Corte/Zebu da Lagoa.

Como no ano passado, serão as mesmas características para todas as raças, com a ponderação de cada uma delas diferente, determinado pelo corpo técnico de cada associação, para evitar o efeito comparativo entre elas. Os animais jovens superiores identificados serão levados a leilão no final da prova. Além disso, os touros jovens classificados como Top Class poderão ser fonte para o teste de progênie do PAINT (Programa de Melhoramento Genético de Raças de Corte da Lagoa).

Dez touros Top Class do CP Lagoa 2007 foram escolhidos para serem doadores de sêmen e já estão em coleta na Central. “São vários benefícios para o criador participante, entre eles a avaliação genética dos animais jovens, agregando valor aos animais positivos; reconhecimento e valorização por parte do mercado no leilão; e a possibilidade de ter o touro em coleta de sêmen na Lagoa”, conclui Abreu.

Mais informações pelo telefone (16) 2105. 2299 ou pelo site www.lagoa.com.br


Fonte: Texto Assessoria

Voltar