30/6/2008
Financiamento: Governo vai lançar linha de crédito ambiental para pecuaristas

O assunto foi definido durante uma reunião com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou nesta quinta-feira (26), no Rio de Janeiro, que o governo vai lançar, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), uma linha de crédito para modernizar as cadeias produtivas da pecuária, soja, madeira e mineração. O projeto chamado "Empresa Âncora" terá capacidade de financiamento de 100% do empreendimento com taxa anual de juros de 7,15%.
De acordo com Minc, a linha poderá ser utilizada por grandes frigoríficos ou madeireiras, por exemplo, que repassarão os recursos aos pequenos fornecedores de sua cadeia produtiva, que geralmente têm mais dificuldade de cumprirem a legislação ambiental, para que se modernizem. "Com isso vamos ganhar muito mais do que botar um policial florestal ou fiscal do Ibama atrás de cada um. As próprias cadeias produtivas vão colocar na linha seus fornecedores", afirmou o ministro.
Minc informou ainda que durante a reunião foram definidos os últimos detalhes para a criação do "Fundo Amazônia", que vai contar com recursos internacionais e nacionais e deve receber, no primeiro ano, US$ 900 milhões. Outro assunto acordado entre Minc e Coutinho diz respeito à criação de uma linha de financiamento para que os órgãos ambientais estaduais se modernizem e possam agilizar a fiscalização e os processos de licenciamento. As informações são da Agência Brasil.


Fonte: Portal DBO

Voltar