25/6/2008
SP: Feicorte 2008 movimentou R$ 10 milhões

São Paulo/SP
Termômetro da pecuária brasileira. Este foi o principal adjetivo referenciado por líderes do setor à 14ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), evento organizado anualmente pelo Agrocentro que encerrou sua edição 2008 com saldo positivo: R$ 10 milhões em negócios gerados – somente considerando os leilões - e 20 mil visitas de pecuaristas, empresários, especialistas, estudantes e membros do setor vindos de várias partes do Brasil e também do Exterior.

Nos 70 mil metros quadrados destinados ao evento no Centro de Exposições Imigrantes (São Paulo / SP), 350 expositores de todos os elos da cadeia produtiva estiveram presentes nos cinco dias de feira (17 a 21 de junho) oferecendo o que há de mais avançado em genética, nutrição, saúde animal, infra-estrutura, tecnificação e serviços, transformando o local em um grande centro de oportunidades de negócios e relações empresariais.

Nesta edição, a feira contou com a presença de 3.600 bovinos, pertencentes às raças Nelore, Nelore Mocho, Simental, Simbrasil, Brahman, Tabapuã, Santa Gertrudis, Caracu, Caracu Mocho, Bonsmara, Senepol, Angus, Canchim, Limousin, Wagyu e Guzerá, além de 400 ovinos e caprinos (ovinas Dorper, White Dorper, Santa Inês, Texel e caprinas Boer e Anglonubiana).

Para os interessados em investir na genética do plantel, a edição deste ano da Feicorte contou com 19 leilões, com exemplares de elite das raças Nelore, Brahman, Guzerá, Wagyu, Canchim, Angus, Santa Gertrudis, Simental, Simbrasil e Senepol (bovinas), Santa Inês (ovina) e Quarto de Milha, Paint Horse e Appaloosa (eqüinas). Para se ter idéia da intensidade da programação dos negócios, apenas na quinta-feira (terceiro dia do evento) foram realizados seis pregões.

Outra opção para os investidores foi o Shopping Multiraças, uma parceria entre o Agrocentro, a 360 Eventos e a Nova Leilões, que aconteceu pela segunda vez na Feicorte. Nesta edição, mais de 70 animais de diversas raças estiveram expostos, tanto em baias colocadas no corredor principal da feira, quanto no espaço virtual destinado às vendas (em site e nos telões instalados no local). Segundo os organizadores do espaço, as vendas neste ano superaram em 40% o total negociado no ano passado.

Cientes do aquecimento do mercado de corte e do qualificado público presente à feira, vários bancos estiveram presentes na Feicorte. Ao todo, cinco instituições financeiras - Nossa Caixa, Banco do Brasil, Votorantim Financeira, Banco do Nordeste e Bolsa de Mercadorias & Futuros – marcaram presença no evento para dar orientações sobre investimentos e apresentar diversas opções de linhas de crédito.

Outra característica marcante da edição deste ano foi a intensa programação de seminários. Só pelo Congresso Internacional Feicorte, coordenado por Francisco Vila, foram 17 palestras com especialistas de diferentes nichos de mercado. Outros eventos, como o VIII Seminário da Cadeia Produtiva da Carne Bovina promovido pela ABMR&A, o Simpósio FMVZ / Asbia, o II Curso Feicorte de Julgamento das Raças Zebuínas, além de outros 10 cursos e workshops promovidos por empresas do setor, trouxeram o que há de mais atual em termos de informações e técnicas para a pecuária.

A Feicorte foi também palco de importantes reuniões de associações do setor produtivo. Entidades ligadas às raças, ao sistema de confinamento (Assocon) e até aos leilões (Sindicado Nacional dos Leiloeiros Rurais) promoveram encontros nacionais na feira. A Associação Brasileira dos Criadores de Brahman (ACBB) também aproveitou o público presente para lançar o I Congresso Brasileiro e Latinoamericano da Raça Brahman, que será realizado em fevereiro de 2009, no Rio de Janeiro (RJ).

“Como maior evento indoor da cadeia produtiva da carne na América Latina, a Feicorte cumpriu com louvor seu papel de centro de fomento do setor. Graças à farta programação de informações e negócios, a feira viabilizou o acesso dos presentes a informações de alto nível e a diversas oportunidades de negócios. Além disso, a intensa visitação aponta para o novo panorama que a pecuária brasileira viverá nos próximos anos”, ressalta Décio Ribeiro dos Santos, diretor da Feicorte.

Rumo ao futuro
Preparada para a crescente demanda da pecuária brasileira por genética, produtos e serviços, a Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne, no ano em que completará sua 15ª edição, muda seu formato e coloca em prática uma nova planta para o evento. O objetivo, segundo os organizadores, é proporcionar mais espaço e conforto para a exposição de animais e para a montagem de estandes.

“Com esta nova planta, a feira aumentará em 40% a sua área comercial e proporcionará maior conforto nas instalações dos animais. Isso tornará a Feicorte ainda mais expressiva e abrirá oportunidades para que mais empresas possam participar da edição 2009”, explica Renato Carvalhal, gerente comercial da feira.

A 15ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte) está programada para os dias 16 a 20 de junho de 2009, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Gastronomia
A culinária também teve seu espaço na Feicorte. Neste ano, o SIC (Serviço de Informação da Carne) promoveu 1º Curso de Churrasco para Profissionais durante a feira. Comandado por Licínia Campos, nutricionista da entidade, o curso mostrou aos participantes diversas formas de realizar um churrasco com extrema qualidade e que, além de agradar aos mais exigentes paladares, também tenha seus custos totalmente planejados.

Em sua explanação, Licínia abordou fatores determinantes para o preparo de um bom churrasco, como cálculo da mão-de-obra, perfil da clientela, seleção do local, padronização do cardápio, cálculo da bebida e atenção à sazonalidade dos produtos que acompanham o churrasco. Além disso, a nutricionista abordou também técnicas de check list, de seleção de cardápio e de compra dos alimentos, bem como os tipos de cortes mais apropriados e a importância do marmoreio para a maciez e suculência da carne que será servida.


Fonte: Texto Assessoria de Comunicações

Voltar