24/6/2008
Inspeção: Na Espanha, falta segurança no controle sanitário da carne

Comissão da UE denunciou e identificou "completa falta de critérios sanitários".

Considerada uma das 10 principais potências econômicas mundiais, na Espanha a segurança alimentar continua a ser deficiente. A Direção-Geral de Proteção da Saúde dos Consumidores da Comissão Européia identificou uma série de irregularidades nos controles de segurança em produtos de origem animal, como carne, leite e seus derivados. As inspeções vêm sendo realizadas há dois anos consecutivos pelo Serviço Alimentar e Veterinário da UE (FVO).
Os inspetores da FVO têm visitado matadouros, plantas de dessossa, indústrias frigoríficas, explorações leiteiras, centros de captação e laticínios em Castilla y León, Castilla-La Mancha, Galicia e Múrcia; os inspetores constataram que, desde 2006, praticamente não houve melhora nos controles de higiene espanhóis.
Entre as irregularidades denunciadas por Bruxelas, destaque para as deficiências nos controles nos matadouros. Além disso, a maior parte dos estabelecimentos de carne fresca e de produção de leite visitadas não cumpria os requisitos gerais de controle de higiene. Verificou-se igualmente deficiências na rotulagem, tornando impossível acompanhar a rastreabilidade de alguns produtos. As informações são do Eurocarne. (Gualberto Vita)


Fonte: Portal DBO

Voltar