11/6/2008
Febre aftosa: Ceará imuniza 90% do rebanho na 1a. etapa da campanha

Dos cerca de 2,277 milhões de bovinos e bubalinos, foram vacinados 2,056 milhões.

"Superamos a meta de 80% exigida pelo Ministério da Agricultura para livrar o Ceará do status de risco desconhecido da doença", destaca o secretário do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana. O estado precisa agora finalizar o cadastro agropecuário do seu rebanho, que deverá ser concluído até o final de junho, bem como a estruturar sua Agência de Defesa Agropecuária (Adagri) com a realização de concurso público.
O Ceará está cumprindo todas as metas estabelecidas pelo Mapa, buscando atingir a situação de médio risco da doença, quando deverá ficar livre de barreiras sanitárias e assim comercializar seu rebanho com outros estados. Para isso, foram criadas 20 unidades da Adagri para acompanhar mais intensamente o trabalho de imunização.
O coordenador da campanha, Joaquim Sampaio, frisa a importância do índice alcançado nesta primeira etapa. "Apesar do inverno rigoroso, que dificulta os trabalhos de vacinação, por conta da interdição de estradas e do estado precário de alguns municípios que decretaram situação de emergência, os criadores estão cada vez mais conscientes da necessidade de vacinar seus animais. O índice foi bastante satisfatório", comemora.


Fonte: Portal DBO

Voltar