28/5/2008
Carne bovina: UE classifica Paraguai como "fornecedor confiável de carne

País é reconhecido como livre de aftosa com vacinação.

Os resultados de uma auditoria de adequação sanitária realizada pela União Européia (UE) no Paraguai no início de abril classificaram o país como "fornecedor confiável de carne bovina", informa a EFE. A chancelaria paraguaia reproduziu em comunicado nesta segunda, 26, os resultados da inspeção realizada de 9 a 17 de abril por quatro auditores da UE.
Os inspetores analisaram a estrutura do setor, bases regionais, postos de controle, estabelecimentos criadores de gado e laboratórios, assim como a área dos frigoríficos visando certificar as exportações paraguaias para os países da UE, que foram suspensas pelas próprias autoridades locais no final de 2002 devido a focos de febre aftosa; a última auditoria ressalta "que existem fundadas evidências científicas da ausência de circulação do vírus no território".
Próximas etapas - O Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa) terá agora 25 dias para comunicar à Comissão Européia (braço executivo da UE) seu plano de ação para introduzir reformas que foram exigidas pelos auditores. Após esse trâmite, a avaliação será remetida ao Comitê Permanente da UE, que em uma sessão deverá decidir sobre o eventual reatamento dos envios de carne bovina do Paraguai.
As remessas de carne bovina, segundo maior produto de exportação do Paraguai, responderam por US$ 115 milhões no primeiro trimestre do ano, segundo o Senacsa. Entre os principais destinos da carne bovina paraguaia estão Rússia, Chile e Israel.


Fonte: Portal DBO

Voltar