21/5/2008
Sanidade: Na Paraíba, 50 mil bovinos serão vacinados contra a brucelose

Serão 50 mil fêmeas da PB, na faixa de três a oito meses (5% do rebanho).

O gerente da Defesa Agropecuária da Paraíba, Ricardo Leite, alertou que a vacina deve ser aplicada ainda este mês, já que a partir do próximo dia 30 os pecuaristas só poderão tirar a Guia de Transferência Animal (GTA) se tiverem a comprovação da vacina contra brucelose. A vacina é dose única e custa apenas R$ 2 nas farmácias veterinárias; ela tem que ser aplicada por um médico veterinário credenciado pela Secretaria da Agricultura.
"É necessário que os agropecuaristas vacinem os animais para conseguir a GTA, que é a garantia de livre acesso para o gado. A vacinação também contribuirá para a Paraíba adquirir o certificado de área livre de febre aftosa, emitido pelo Ministério da Agricultura", declarou o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca do Estado, Francisco de Assis Quintans.
A suspeita da ocorrência de brucelose em um rebanho bovino geralmente está associada aos abortos no terço final de gestação. Acomete bovinos e outras espécies de todas as idades e de ambos os sexos, afetando principalmente animais sexualmente maduros, causando sérios prejuízos devido a abortos, retenções de placenta, metrites, sub-fertilidade e até infertilidade.



Fonte: Portal DBO

Voltar