15/2/2006
Médio Sapucaí quer diversificar agronegócio

Nessa reunião, na sede da Epamig, eles convidaram a Empresa para uma apresentação do trabalho que ela desenvolve aos municípios daquela região para que eles possam, a partir de uma parceria com a Epamig, diversificar suas atividades agrícolas. Os municípios da AMESP, hoje, produzem basicamente café e batata. Aos prefeitos daquela região o presidente da Epamig apresentará, no próximo dia 17, a palestra “Desenvolvimento Tecnológico da Agropecuária do Médio Sapucaí.

A região do Médio Sapucaí é formada por 30 municípios, tem 680 mil habitantes. O presidente da Associação, Jair Asbhar (prefeito de Bueno Brandão), diz que é grande a expectativa dos prefeitos em relação a essa reunião e que, por isto, a AMESP dará todo apoio à Epamig. Segundo Asbhar, a Epamig tem capacidade de mudar a realidade da região: “Nós, prefeitos e produtores rurais, precisamos colocar os pés no chão, mas de forma consistente. A Epamig é um sucesso indiscutível. A Empresa está fazendo aquilo que precisa ser feito no Brasil: possibilitando a produção de um produto de qualidade com capacidade para competir no mercado internacional. Nosso povo precisa produzir, mas um produto que dê bons resultados econômicos tanto no mercado interno como, também, no mercado externo. E a Epamig tem condição de nos ajudar neste sentido. Estamos vendo um novo momento no agronegócio em Minas, vendo o trabalho que está sendo desenvolvido pela Epamig em suas Fazendas Experimentais, atualmente, fortalecido com as parcerias firmadas com prefeituras, universidades e outras associações municipais”, disse o presidente da AMESP. E, resumindo a expectativa dos prefeitos, disse que “nós precisamos é de um ‘choque’ na agricultura e é isto que esperamos e acreditamos que a Epamig faça”, avalia Asbhar.

O articulador da reunião entre Epamig e AMESP, o Secretário Executivo da Associação, Rubier do Nascimento Souza, diz que até os municípios que ainda não são associados à AMESP, já manifestaram o desejo de participar desse encontro: “Isto é muito bom para a região, os municípios terão acesso às novas tecnologias desenvolvidas pela Empresa. Nós queremos a diversificação da nossa produção, queremos aqui os programas de pesquisa relacionados à fruticultura, à floricultura, queremos saber mais sobre oleaginosas para biodiesel e outros programas de pesquisa que tomaremos conhecimento no próximo dia 17”, disse.

A reunião para apresentação da palestra sobre os trabalhos da Epamig aos prefeitos e produtores rurais do Médio Sapucaí será no próximo dia 17, às 09h, em Bom Repouso, local já agendado para Assembléia Geral da AMESP, há 60 km de Pouso Alegre.


Fonte: Olhar Direto

Voltar