16/5/2008
Desenvolvimento sustentável é tema de projeto

Com o objetivo de criar condições no meio empresarial e na sociedade para que sejam potencializadas as dimensões da sustentabilidade econômica, social e ambiental da Região Metropolitana de Campinas - RMC ocorrerá de 26 a 31 de maio de 2008 em Campinas, SP uma série de eventos, composta por Congresso, Fórum de Debates e Feira de Produtos e Projetos dentro do tema do Desenvolvimento Sustentável. A proposta inicial é que estes eventos ocorram a cada dois anos.


O Projeto Sustentar, que engloba também uma Campanha Educativa, tem como objetivo ser um instrumento agregador de idéias e contribuir para o desenvolvimento sustentável. É uma realização da Prefeitura Municipal de Campinas; Unicamp; PUC-Campinas, Fundação Fórum Campinas (da qual a Embrapa – 4 Unidades na região - faz parte); Sanasa Campinas e AbMaior Consultoria Ambiental.

O Congresso Internacional“ Desafios e Perspectivas do Desenvolvimento Sustentável”será realizado no Hotel The Royal Palm Plaza nos dias 27 e 28 de maio. Este evento, assim como os outros, faz parte do Projeto Sustentar, a ser lançado oficialmente no mesmo local na noite do dia 26 de maio.


A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) participará do congresso no dia 28 de maio com o Painel 2 “O desenvolvimento sustentável, a produção mais limpa e o aproveitamento de resíduos”, a ser coordenado pelo pesquisador e chefe geral da Unidade, Claudio Spadotto. Neste painel estão previstas palestras nos seguintes temas: “Sustentabilidade empresarial: desafios e avanços para o desenvolvimento local”, com Marlucio Borges, diretor de Meio Ambiente do CIESP, Campinas; “Reaproveitamento de resíduos na construção civil”, com Rosa Cristina C. Lintz e Lia Lorena Pimentel, professoras da PUC Campinas; “Reciclagem agrícola de lodo de esgoto”, com Ronaldo Severiano Berton, do Instituto Agronômico (Campinas) e; “Uso agrícola de resíduos”, com Adriana M. Moreno Pires, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente.


Spadotto acredita que “o Congresso é uma ótima oportunidade para apresentação e discussão sobre experiências voltadas para o desenvolvimento sustentável e a Embrapa, por meio de suas Unidades na região de Campinas, estará presente mostrando boas práticas que visam a sustentabilidade da agricultura”, diz.


Fórum Social e Feira de Produtos e Projetos


O Sustentar prevê também a realização do Fórum Social para o Desenvolvimento Sustentável e da Feira de Produtos e Projetos para o Desenvolvimento Sustentável, ambos a serem realizados de 29 a 31 de maio no Centro de Convivência Cultural “Carlos Gomes”.


De acordo com os idealizadores do Projeto Sustentar e organizadores do evento, “serão 36 horas de atividades que ocorrerão simultaneamente: palestras, debates, exposições, oficinas, painéis, feira de produtos, projetos e boas práticas, atividades artísticas e culturais, instalações, roteiros turísticos ecológicos, históricos e culturais, além da plenária de encerramento com a elaboração do relatório do Projeto Sustentar 2008”, diz a diretora do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Campinas, Mayla Yara Porto.


“O Fórum tem como desafio disseminar o tema e as práticas de sustentabilidade para um grande número de pessoas, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes da gravidade e do caráter global dos desafios inerentes ao tema”, completa ela. A expectativa dos organizadores é que cerca de 5 mil pessoas circulem diariamente no evento.


A Feira não foge deste objetivo e tem como proposta possibilitar a apresentação de produtos e projetos por empresas de vários segmentos, instituições financeiras, fundos de investimentos, cooperativas, instituições acadêmicas, organizações não governamentais e instituições públicas e privadas, além de produtos desenvolvidos dentro do conceito de sustentabilidade. “O evento é multidisciplinar e será oportuno para a integração entre os diferentes segmentos sociais”, informa Mayla.


Os eventos pretendem também articular e apresentar várias informações científicas, tecnológicas e de outros ramos do saber humano, fundamentados nos aspectos que nortearão o evento: sustentabilidade econômica, ecológica, social, cultural e ética. Temas como poluição, biodiversidade, exploração de recursos naturais, renováveis e não renováveis, efeitos climáticos, consumo responsável, tecnologias, mecanismos de desenvolvimento limpo, valores culturais, organização política e social, entre outros, serão apresentados e debatidos durante todo o evento.

Para mais informações sobre o Projeto Sustentar e inscrições nos eventos acesse o site www.sustentar.org



Fonte: Embrapa Meio Ambiente

Voltar