13/5/2008
Alerta no Chile: Bovinos são evacuados para Argentina

Cerca de 25 mil cabeças podem morrer devido à ingestão de plantas e de água contaminada com cinzas do vulcão Chaiten.

No início deste mês de maio, o vulcão Chaiten, localizado no sul do Chile, lançou cinzas e lava para o ar, levando o governo chileno a ordenar a evacuação imediata de todos aqueles que vivem em um raio de 50 km do vulcão. As cinzas lançadas pelo vulcão alcançaram 155 km2, uma área que já está coberta com quase 30 cm de cinzas, provocando a contaminação do ar, da água potável e destruindo as pequenas e médias explorações agrícolas na região; alguns engenheiros acreditam que o solo e a vegetação da área afetada vai levar décadas para se recuperar.
Em função da situação de emergência, o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina permitiu o trânsito do gado da zona próxima do Chaiten, na província chilena de Palena. A decisão foi tomada depois de uma análise técnica e logo após o Senasa receber um pedido do Serviço Agrícola e Pecuário (SAG) do Chile.
Esta é uma medida excepcional, cujo prazo, de acordo com as disposições do Senasa, será limitada à situação de emergência na área. Poderão transitar os animais da área afetada somente pelos controles fronteiriços chilenos de Palena e Futaleufú; os animais ingressarão novamente ao território chileno pelo controle de fronteira de Cardenal Samoré.
A administração de origem ou o controle fronteiriço emitirá um formulário de movimentação sanitária animal (FSMA), um certificado sanitário de cabotagem e uma licença de tráfego através do sul do território (PTTA) para ser apresentado no controle das fronteiras na Argentina. Os meios de transporte a serem utilizados devem ser checados e devidamente lacrados por um agente da SAG, além de serem identificados para a entrada em território argentino. As informações são do Carnetec e Senasa.


Fonte: Portal DBO

Voltar