15/2/2006
Vacinação atinge 98,5% do rebanho gaucho

O governador estará hoje em Brasília para defender o fechamento total da fronteira para a entrada de qualquer produto de origem animal da Argentina. Vou conversar com o ministro Roberto Rodrigues para termos essa medida preventivamente. Após verificarmos se está contido o foco da febre aftosa, poderemos rever a posição. A Argentina fez isso conosco também, ponderou. O secretário da Agricultura, Odacir Klein, negou a falta de vacina aos produtores do Pronaf nos municípios de Venâncio Aires e Passo do Sobrado. Aquilo lá foi uma situação equivocada, temos rebanho vacinado, por enquanto estimado, e, se for preciso, ainda ocorrerá vacinação, assegurou.

Segundo o chefe do DPA, Antônio Ferreira Neto, os produtores rurais que não vacinaram seu gado começaram a ser notificados ontem. Eles têm mais 15 dias para apresentar documentação que comprove a sanidade, caso contrário, receberão multa de 2% do valor do rebanho, corrigidas por tabela da Secretaria da Fazenda.

O governador ainda observou ser favorável à vacinação obrigatória em todo o país, criticando a posição de SC, e destacou a importância da ajuda do Exército no controle na fronteira. Em 2005, o percentual de imunização obtido no rebanho gaúcho foi de 97,91% ou 13.188.889.

Correio do Povo

Fonte: Olhar Direto

Voltar