5/5/2008
Preço do boi em alta

No estado de São Paulo o preço da arroba do boi subiu quase 8% de janeiro até o final de abril. Neste período em que tradicionalmente o preço cai com o aumento da oferta, os pecuaristas estão satisfeitos com o valor. A alegria só não é completa porque os custos também subiram. Os principais exemplos de custos é a suplementação mineral. Só nos três primeiros meses do ano o produto subiu quase 35% em São Paulo. O adubo usado para melhorar a qualidade da pastagem também subiu.
De janeiro a março aumentou 21%. Se para muitos criadores a relação custo x benefícios dos rebanhos ainda deixa a desejar, para outros que resolveram investir na pecuária intensiva, a realidade é outra e a previsão de lucros bem mais otimista.
O pecuarista Natal Scatolin tem 2,5 mil cabeças que estarão prontas para o abate a partir de agosto. O gado é mantido a pasto durante quase todo tempo da engorda e apenas na fase final vai para o confinamento. "Este animal tem um custo de 1 mil a 1,5 mil reais no total do animal e está mostrando que um boi de 18 arrobas deve variar de 1,4 a 1,5 mil reais no total, na hora que for vender ele acabado", diz ele.


Fonte: Revista Globo Rural

Voltar