30/4/2008
Nelore na 74ª Expozebu: Selecionadores abriram pista de leilões nesta terça-feira.

Calendário vem montado com 21 leilões, agenda um pouco abaixo do ano passado mas dentro do padrão histórico da raça que é dona da maior representação dentro da mostra zebuína.

Vera Ondei
Estão programados para a 74ª Expozebu 21 leilões de Nelore. A abertura das vendas nas pistas será amanhã, dia 29 de abril, com o 4º Portal do Nelore. O encerramento se dará em 9 de maio, com o Leilão Jóias da Raça. Os dois remates têm como foco a venda de prenhezes.
O número de leilões de Nelore não é pequeno, para um espaço de tempo tão curto. Um dos trabalhos mais complicados da Associação Brasileira de Criadores de Zebu, a ABCZ, é acomodar todos os leilões no calendário. Nenhum pode começar antes que termine os julgamentos, sempre por volta das 13 horas, e também é regra entre os selecionadores jamais promover dois remates em hora e data idênticas. Essa reacomodação do quebra-cabeças foi uma das razões para a formação de grupos promotores.
Na maior parte dos anos, o Banco de Dados DBO mostra para a última década cerca de 20 leilões por período. As exceções foram os anos de 2004, com 31 leilões da raça, 2005 com 28 leilões, e 2006 também com 28 leilões.
Em 2007, a agenda de Nelore montada pelos selecionadores voltou para 22 leilões com 649 lotes comercializados por R$ 51,4 milhões.


Fonte: Portal DBO

Voltar