28/4/2008
Feicorte promove II Curso de Julgamento das Raças Zebuínas

Utilizar os critérios adotados pelas pistas de julgamento para estimular o potencial genético do plantel e formar profissionais aptos a visualizarem as reais condições de animais de origem zebuína. Estes são os objetivos do II Curso Feicorte de Julgamento das Raças Zebuínas, que será promovido de 19 a 21 de junho, durante a 14ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne, no Centro de Exposições Imigrantes (São Paulo / SP). As vagas são limitadas.

Reconhecido e oficializado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e adequado às exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o curso proporcionará aos participantes o desenvolvimento da interpretação de características
morfológicas em zebuínos relacionadas à produtividade, funcionalidade e padrão racial. Além disso, os presentes terão a oportunidade de conhecer em detalhes a dinâmica aplicada nas pistas de julgamentos das exposições agropecuárias brasileiras.

Coordenado por Carlos Henrique Cavalari, do Escritório Técnico Regional de Minas Gerais (ETR/MG), e pelos jurados efetivos da ABCZ Roberto Vilhena Vieira e William Koury Filho, o curso contará com aulas teóricas e práticas – com simulação de julgamento com os grandes
campeões da Brahman, Guzerá, Tapabuã, Nelore e Nelore Mocho presentes na Feicorte. Questões como os critérios de julgamento, avaliação de carcaça, EPMURAS (estrutura, precocidade, musculatura, umbigo, raça, aprumos e sexuais), entre outros, farão parte da programação.

"Durante o curso, nós vamos transmitir aos participantes noções básicas sobre as raças zebuínas, conformação e melhoramento genético, para, em seguida, mostrarmos na prática o que tudo isto significa. Destacaremos também questões como cortes valorizados pelos mercados mais exigentes, produtividade, adaptabilidade, entre outras características fundamentais ao plantel. Como tudo isto será mostrado com os grandes campeões presentes na feira, será uma ótima oportunidade de se conhecer também o que realmente importa na seleção de pista", ressalta Roberto Vilhena Vieira.

O curso será voltado para criadores e selecionadores, proprietários rurais, profissionais do setor e estudantes das áreas de ciências agrárias (agronomia, veterinária e zootecnia). Após a conclusão do curso, profissionais e estudantes do sexto período de ciências agrárias poderão solicitar a carteira de juiz auxiliar, para atuarem em exposições oficializadas pela ABCZ. Todos os participantes receberão um certificado emitido pela associação.

"Na primeira edição do curso, realizada na Feicorte 2007, percebemos que os pecuaristas e profissionais do setor estão cientes da importância da capacitação produtiva do plantel. Por este motivo, estamos oferecendo uma nova oportunidade para quem busca aprofundar
seus conhecimentos na seleção zebuína. É uma chance única de aprimorar o próprio trabalho e contribuir para o fortalecimento da pecuária brasileira", ressalta Décio Ribeiro dos Santos, diretor do Agrocentro, empresa promotora do evento. As informações são da assessoria de imprensa da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.

Confira a programação abaixo:
Aulas teóricas:
Quinta feira (19/06)
8h00: Recepção e entrega das credenciais/materiais
8h30: ABCZ e sua Estrutura
9h30: Intervalo
10h00: Métodos e Critérios de Julgamento
11h00: Exterior de zebuínos
13h30: Avaliação de carcaça
15h00: Intervalo
15h15: Avaliação EPMURAS
16h15: Palestra sobre Programa Nacional de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas

Aulas práticas:
Sexta feira (20/06)
8h00: Raça Brahman
13h30: Raça Guzerá
15h30: Raça Tabapuã

Sábado (21/06)
8h00: Raça Nelore
13h30: Raça Nelore Mocho

Informações e inscrições para o II Curso Feicorte de Julgamento das Raças Zebuínas pelo telefone (11) 5067-6767 ou pelo e-mail: secretaria@agrocentro.com.br



Fonte: Agrolink

Voltar