28/4/2008
Pecuária de corte: Grupo Provados a Pasto abre em Goiás sua 42ª PGP

Ao fim da prova, os melhores reprodutores vão para leilão.

Cerca de 80 animais PO da raça Nelore iniciam em maio, na Fazenda Fazendinha, em Quirinópolis, GO, a tradicional prova de ganho de peso (PGP) do Grupo Provados a Pasto, formado pelos criadores Humberto de Freitas Tavares, Ana Luíza Consoni (Nana), Fernando Lemos e Elza Guimarães.
Durante 294 dias - 70 de adaptação - os animais serão avaliados por suas características produtivas, como ganho de peso e fertilidade, e funcionais, com destaque a testículos, aprumos, andamento, dorso-lombo, bainha/prepúcio, cascos, boca e temperamento, além do atendimento do padrão racial.
Serão realizadas pesagens a cada 56 dias e mensuração de circunferência escrotal aos 12 e 18 meses. "Provas de ganho de peso têm um diferencial imbatível sobre os processos estatísticos: a possibilidade de revelar animais sem relação de parentesco com os atuais campeões de sumários. Isso é positivo para preservar a variabilidade genética da raça Nelore", analisa Humberto Tavares.
Em 11 anos de trabalho, o Provados a Pasto avaliou 3,7 mil touros de 30 criatórios em 42 provas e já comercializou 1,5 mil reprodutores em leilões e feiras. O gado tem avaliação genética dos principais programas de melhoramento da raça Nelore e, desde 1991, utiliza sêmen de machos provados. O exame andrológico de touros do Provados alcançou a excelente média de 98% de aprovação. Mais informações: www.provadosapasto.com.br.


Fonte: Portal DBO

Voltar