22/4/2008
Carne bovina: Coréia do Sul reabre seu mercado para os Estados Unidos.

O novo protocolo de comércio passará a valer em maio.

A Coréia do Sul concordou em abrir o seu mercado a todos os produtos de carne bovina dos Estados Unidos, anunciou nesta sexta-feira a representante do organismo norte-americano de comércio (U.S. Trade). Antes dos casos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) em 2003 nos EUA, a Coréia do Sul era o terceiro maior mercado de exportação; naquele ano, os norte-americanos faturaram US$ 815 milhões com as vendas aos sul-coreanos.
"Tenho o prazer de anunciar que chegamos a um acordo com o governo sul-coreano para reabrir o seu mercado para todas as carnes, a partir de bovinos de todas as idades", disse Susan Schwab, do U.S. Trade. "O protocolo de importação é plenamente consistente com as orientações da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e outras normas internacionais", ressaltou. Schwab espera ainda que o acordo com os sul-coreanos possa exercer uma pressão sobre o Japão, Taiwan e China no sentido de seguirem o mesmo exemplo.
A decisão chega momentos antes do encontro desta sexta, 18, entre o presidente sul-coreano Lee Myung-bak e o presidente George W. Bush, em Washington. O contencioso era o maior obstáculo para a aprovação de um acordo de livre comércio entre os dois países, que foi assinado há 10 meses atrás, mas que ainda precisa ser aprovado pelo Congresso. As informações são do Meatingplace. (Gualberto Vita)


Fonte: Portal DBO

Voltar