7/4/2008
Carne bovina: Rio Grande do Sul retoma exportações à UE

Nesta sexta-feira, 4, uma carga de 22 toneladas de carne bovina com destino à Dinamarca confirma a retomada da pecuária gaúcha no abate de animais aprovados pelas novas regras da UE.

Negociado para novos clientes dinamarqueses, o embarque, contudo, depende da publicação oficial da União Européia da lista de fazendas brasileiras habilitadas, prometida para o último dia 28 de março, informa o Diário de Santa Maria. De acordo com o Ministério da Agricultura, o boletim de habilitação pode ser oficializado ainda nesta sexta pelos europeus.
O abate de 177 novilhos e vacas será realizado na unidade do Frigorífico Mercosul, em Bagé. As duas propriedades que forneceram os animais - a Estância Santa Adriana, de São Gabriel, e a Fepagro, de Tupanciretã - fazem parte da lista de nove propriedades rurais aprovadas pela UE no estado após a auditoria realizada em março.
Retomada - O gerente de marketing do Frigorífico Mercosul, Vinicius Pilz, afirma que, em decorrência da restrita oferta de matéria-prima, não há previsão de novos embarques para o bloco e nem contatos com outras fazendas para negociação de vendas futuras.
Independentemente da demora dos europeus, nesta quinta, 3, foi dia de "sacudir a poeira" na Estância Santa Adriana, em São Gabriel, já que o embarque de 150 cabeças de gado é sinônimo de adicional de remuneração: somente neste primeiro negócio, houve valorização de 10% sobre o preço obtido antes das restrições.


Fonte: Portal DBO

Voltar