13/2/2006
Caio Rocha divulga campanha de consumo de frutas de época

Também estiveram presentes na abertura do evento, o governador em exercício, Antônio Hohfledt, o prefeito em exercício de Nova Petrópolis, Zelízio dos Santos, o diretor técnico da Emater/RS, Ricardo Schwarz, o coordenador da festa, Erio Sefeld, deputados, vereadores, representantes de entidades e comunidade. A festa, que conta com o apoio da Emater/RS-Asca,r acontece até domingo (12), com exposição e feira de figos, artesanato e produtos agrícolas e festival de bandas, entre outras atrações.

“A festa traz como destaque um produto importante para a economia da região”, declarou o governador em exercício. Hohlfeldt destacou o esforço da comunidade e o crescimento da festa de um ano para outro. “Ano passado, mesmo com uma seca avassaladora, os organizadores não desistiram”, lembrou. O vice-governador também manifestou a intenção de o governo do Estdo continuar apoiando cada vez mais a fruticultura.

Através do Profruta/RS, várias ações vêm sendo realizadas no intuito de ampliar a produção e o consumo de frutas e agregar valor. Uma das ações é a campanha Fruta Gaúcha, que visa a estimular o consumo de frutas de época, como o figo. O projeto envolve a distribuição de folhetos com informações sobre as variedades e nutrientes da fruta, entregues em pontos de venda, como feiras e supermercados.

Além disso, informa qual o período de produção das principais frutas gaúchas. “A ampliação do consumo, com a conseqüente rentabilização dos produtores, é uma das metas do Programa”, salientou o presidente da Emater/RS. “ Nova Petrópolis é um importante produtor de figo, que é de alta qualidade, mais adoçado por causa das noites mais frias”, acrescentou Caio Rocha. Atualmente, o município possui 55 produtores familiares que plantam figo em 35 hectares, obtendo uma produção de 280 toneladas.



Fonte: Olhar Direto

Voltar