3/4/2008
PR: Exposição agropecuária de Londrina começa hoje

Safra recorde, bons preços das commodities agrícolas e perspectivas de cotações altas. É neste cenário positivo para o agronegócio que será aberta, hoje, a 48 Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. A Sociedade Rural do Paraná (SRP) projeta um crescimento de 5% da feira, com a expectativa de gerar R$ 174 milhões em negócios e receber cerca de 430 mil visitantes. Com o tema ""Em busca da produção sustentável"", a exposição será realizada até o próximo dia 13 no Parque Ney Braga.

A solenidade de abertura está programada para às 14 horas e terá a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Reinhold Stephanes; do governador Roberto Requião (PMDB), além de autoridades locais e regionais. ""A feira de Londrina sempre teve a característica diferenciada, com entretenimento e festa. Mas estamos trabalhando para trazer o produtor ao parque, com discussões sobre as práticas do dia-a-dia na propriedade para manutenção do homem no campo. Estamos resgatando a feira agropecuária"", afirma Luigi Carrer Filho, membro do Conselho Técnico da SRP.

O diretor geral da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Herlon Goelzer de Almeida, destaca o seminário internacional na programação. A partir das 16 horas, no Recinto José Garcia Molina, terá início o primeiro painel de tema: ""Mudanças climáticas e a produção sustentável"". Amanhã de manhã, será abordada a produção agropecuária e a geração de energias renováveis e, durante a tarde, as discussões ficam em torno das perspectivas para o mercado internacional de carnes. Os painés terão participações de pesquisadores canadenses, franceses e conhecidos nacionalmente.

""O seminário internacional apresenta um corpo técnico bem definido, formado por especialistas no assunto e que trazem conteúdo e propostas"", salienta Almeida. São 700 vagas destinadas a produtores rurais com inscrição gratuita e que podem ser feitas pelo site da Rural (www.srp.com.br). Também serão realizados 15 seminários e 5 cursos práticos na Via Rural. A intenção é contar com a participação de 200 mil a 300 mil pessoas durante os dez dias de evento.

Outra novidade é a realização da Feira Sabores do Paraná, com a apresentação de produtos da agroindústria familiar. Serão mais de mil itens entre alimentos salgados, doces e bebidas. Entre as novidades, segundo Almeida, é o sorvete de macadâmia, produzido em Uraí (26 km a oeste de Cornélio Procópio).

Todos os 500 espaços comerciais foram vendidos; serão 150 pontos na área de alimentação entre barracas, restaurantes e churrascarias. No Pavilhão Nacional estarão 83 expositores com produtos e serviços diversificados. Outro destaque é o rodeio, uma etapa internacional do Professional Bull Riders, amanhã, sábado e domingo a partir das 20 horas. O rodeiro terá 60 touros pré-selecionados. Também estão programados 30 espetáculos artísticos, com parte das comemorações dos 40 anos do Festival Internacional de Teatro (Filo).

Fernanda Mazzini
Reportagem Local


Fonte: Folha de Londrina

Voltar