31/3/2008
Carne bovina: Mais frigoríficos anunciam a retomada das exportações para a União Européia.

Apesar da retomada das compras, os produtores estão reclamando.

A unidade do Bertin em Ituiutaba, em Minas Gerais, recomeçou o abate neste sábado, 29, com 1,2 mil animais - outros 600 bovinos serão abatidos no sábado seguinte, informa o Gazeta Mercantil. Também amanhã (29), o Frisa, do Espírito Santo, reinicia as exportações para o bloco, com 500 animais abatidos e número igual no final de semana seguinte, segundo informações não oficiais. Na última quarta-feira, o Independência havia comunicado o abate de 429 bois.
Mas, o preço pago pelo gado rastreado não estaria pagando os custos, reclamam os pecuaristas. A diferença entre o animal não inscrito e do incluído na base de dados do sistema do Estabelecimentos Rurais Aprovados pelo Sisbov (Eras) é de aproximadamente R$ 8 por arroba - um prêmio próximo a 12%. No entanto, para os pecuaristas, deveria ser o dobro.
O frigorífico Bertin não informa quanto está pagando pelos animais. Em comunicado, a empresa anunciou a retomada das operações, afirmando que a produção - cerca de 200 toneladas de carne in natura - será destinada para a Itália nas próximas semanas.
Desde o embargo, a empresa havia direcionado a carne in natura para outros mercados em potencial, inclusive o interno. Segundo o comunicado do Bertin, no período não houve queda no volume de produção e as exportações para os demais países continuaram, normalmente.


Fonte: Gazeta Mercantil

Voltar