9/2/2006
Entidades promovem curso de inseminação artificial em bovinos, em Xanxerê

O curso é gratuito e as vagas são limitadas. A idade mínima para participar é 16 anos. Informações podem ser obtidas pelo telefone (49) 3433-0894 e as inscrições serão aceitas no Sindicato Rural de Xanxerê.

O presidente do Sindicato e diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbieri, aponta que a pecuária catarinense está atravessando uma fase de crescimento e de emprego de novas tecnologias para aumentar a resposta econômica aos investimentos realizados. Acompanhando esses avanços, o Senar está patrocina cursos técnicos de inseminação artificial dirigidos a produtores de bovinos de todo Estado.

O nível do curso é adequado ao de cada grupo de interessados, exigindo 95% de freqüência e 85% de aproveitamento. Entre as vantagens da inseminação artificial está o melhoramento do rebanho em menor tempo e com baixo custo através do uso de sêmen de reprodutores avaliados geneticamente; evita eventuais acidentes no manejo com touros; aumenta o número de descendentes por reprodutor; diminui os custos com a alimentação e instalações para reprodutores, além de possibilitar ao criador inseminar vacas com vários touros diferentes conforme seus objetivos de melhoramento do rebanho, para produção de leite ou para bovinos de corte.


Clube do Fazendeiro


Fonte: Olhar Direto

Voltar