28/3/2008
Aftosa: Considerado zona de risco desconhecido, Ceará lança sua campanha de vacinação

Até 30 de abril, 2,2 milhões de bovinos e bubalinos devem ser vacinados.

O Estado do Ceará lança a primeira etapa da campanha de cacinação contra a febre aftosa no assentamento Che Guevara, no município de Ocara, nesta sexta-feira (28), às 17 horas. A idéia, segundo a superintendente federal de Agricultura no estado, Maria Luísa Rufino, é superar os 90% de cobertura vacinal alcançados no mesmo período de 2007.
“Sempre que há uma etapa de vacinação, todo o setor do agronegócio local fica ansioso, já que pretendemos tirar o Ceará do status de zona de risco desconhecido. Isso pode prejudicar as nossas exportações”, afirmou a superintendente.
Maria Luísa destacou que as superintendências da Região Nordeste estão unidas para atender a orientação da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que os estados passem para a zona de médio risco.
Até o dia 15 de maio, os criadores do Ceará devem comunicar que vacinaram o rebanho. A notificação deve ser feita em um dos 20 escritórios da Emater-CE ou da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri


Fonte: Portal DBO

Voltar