9/2/2006
Países proíbem entrada de carnes e animais da Argentina

Poucas horas após o anúncio oficial realizado pelo Senasa sobre a existência de um foco de febre aftosa na Argentina começou a perder mercados para sua carne bovina no exterior.

A primeira má notícia foi proveniente do Uruguai, que anunciou que proibia a importação de carne argentina. Horas depois foi a vez do Chile, um dos principais importadores, anunciar a proibição da entrada de carne argentina.

No fim da tarde, o governo do Paraguai comunicou que aumentaria a fiscalização na área da fronteira e que proibirá a entrada de animais vivos da província de Corrientes.

Com o surgimento deste foco, os produtores argentinos também correm o risco de perder os mercados no exterior que haviam conquistado graças à retirada brasileira em diversos países das Américas, Europa e Ásia no semestre passado.

No ano 2000 e em 2003, quando a Argentina registrou centenas de focos de aftosa, o país perdeu US$500 milhões anuais nos mercados no exterior, que fecharam suas portas à carne argentina. A notícia é Ariel Palacios, para o Estado de S. Paulo.



Fonte: Beef Poin

Voltar