11/3/2008
Sanidade sem Fronteiras mostra resultados a produtores

Os produtores rurais brasileiros e paraguaios conferiram no domingo (9), em Ponta Porã (MS), durante a 34ª Exposição Agropecuária de Ponta Porã (Exporã), os resultados do programa "Sanidade sem Fronteira", realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional de Mato Grosso do Sul (Senar-AR/MS), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), universidades, conselhos regionais e sindicatos rurais.

"Os paraguaios gostaram dos resultados do programa e querem que nós, do Senar, façamos uma palestra sobre o programa lá e, quem sabe, também implantar o projeto", comentou a superintendente do Senar-AR/MS, Maria Anita Medeiros.

Levando informações sobre sanidade animal, técnicas de manejo e vacinação de bovinos aos moradores de assentamentos rurais, reservas indígenas e pequenas propriedades rurais da região de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia, o programa gerou resultados expressivos.

Contabilizando um total de 25.127 animais trabalhados. Além de receberem vermífugos e doses contra a aftosa, os rebanhos de Iguatemi, Eldorado, Japorã e Mundo Novo foram imunizados contra outras doenças como carbúnculo sintomático e brucelose. Cerca de 2.440 pessoas foram instruídas sobre como aplicar as doses e sobre o trato dos animais. Outras 1.313 pessoas participaram do treinamento Educação Saúde no Campo e Agente em Saúde Animal e 2.135 assistiram à peça de teatro que teve como tema a importância da saúde e da sanidade na área rural. No total, 64 ações foram postas em prática.


Fonte: Famasul.

Voltar