11/3/2008
Embrapa apresenta projeto do PAC

O Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) já foi apresentado ao Ministério do Planejamento pelo diretor-presidente da empresa, Sílvio Crestana. O documento contém as metas que a empresa pretende atingir.

Entre as ações previstas estão o orçamento de R$ 500 milhões, a retomada do modelo de empresa pública de direito privado, a consolidação da Embrapa Agroenergia e a criação do Labex Ásia e da Embrapa América Latina.

Outros pontos de destaque são as metas previstas para atender às novas demandas tecnológicas, como o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) nas áreas de biologia avançada, nanotecnologia, recursos hídricos, agroenergia, mudanças climáticas, meio ambiente, sanidade animal e vegetal, reforma agrária e populações tradicionais, agricultura de base ecológica, entre outras.

Para Crestana, os investimentos possibilitarão ainda oportunidades de negócios, emprego e renda para pequenos e médios produtores e investidores. "O PAC da Embrapa e da Pesquisa Agrícola dará ao Brasil a estrutura para se tornar uma potência tecnológica maior do que já é", afirmou.

Após análise no Ministério do Planejamento, a proposta será encaminhada ao Mapa, que depois enviará à presidência da República ainda neste mês. O PAC da Embrapa deverá ser anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante as comemorações dos 35 anos da empresa, em abril.


Fonte: Embrapa

Voltar