10/3/2008
Brasil aguarda missão chilena ainda neste mês

No fim deste mês, os chilenos virão ao Brasil para inspecionar frigoríficos de aves em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, e a expectativa é que até maio esse mercado seja reaberto para aves e suínos brasileiros.

Segundo o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Welber Barral, a medida é extremamente importante porque o Chile é o segundo parceiro comercial do Brasil na América do Sul e importa carne de aves dos Estados Unidos e da Argentina.

Uma inspeção semelhante já foi realizada em fevereiro nos frigoríficos de carne suína em Santa Catarina. "Nas próximas semanas deve haver a liberação para o Brasil exportar carne suína", informou.

Com isso, ficará pendente na pauta bilateral apenas a venda de carne bovina. Mas na reunião bilateral realizada em Santiago, ficou acertado que o Ministério da Agricultura vai marcar visitas de técnicos chilenos ao Brasil. O governo quer que os estados do Centro-Oeste e o norte de Rondônia também sejam considerados livres de febre aftosa. "Os chilenos exigem o sistema de rastreabilidade assim como os europeus", disse Barral.


Fonte: O Estado de S.Paulo.

Voltar