7/3/2008
Emapa se projeta como uma das exposições mais competitivas do Brasil

A 43a Emapa, que ocorreu dos dias 18 de fevereiro à 02 de março no Parque Fernando Cruz Pimentel, em Avaré/ SP, firma-se como uma das exposições agropecuárias mais competitivas do Brasil, ao lado de pistas pesadas como Feicorte, Expozebu e Expoinel. Durante os 14 dias de exposição, o parque recebeu 10 raças em pista de julgamento, sendo as 8 bovinas Angus, Brahman, Canchim, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Santa Gertrudis e Simental e, também, as duas eqüinas de cavalos mangalarga e muares. Juntos, os animais somaram 3.333 animais, provenientes de 345 expositores, com criatórios em todas as partes do Brasil.



Na avaliação geral dos organizadores da feira, a Emapa foi fantástica. “Além do crescimento financeiro que continua em ascensão, nossa maior satisfação foi confirmar a presença em massa de expositores vindo de todo Brasil, acompanhando todas as raças presentes na feira. O parque de exposições permaneceu lotado todos os dias, e a harmonia entre expositores, tratadores, organização e visitantes foi excepcional.“ declarou Heitor Pinheiro Machado, presidente do Núcleo Nelore Avaré e um dos organizadores da Emapa.



“Todo nosso empenho em proporcionar um ambiente agradável aos presentes foi válido, pois o contentamento dos participantes da feira foi geral”, ele complementa, calculando que passaram pelo parque de exposições durante todos os dias da feira cerca de 6 mil pessoas, esgotando todas as vagas dos hotéis da cidade, intitulada como estância turística e que conta com uma rede de hotéis bastante estruturada.



“Temos certeza que o tratamento excepcional que oferecemos aos criadores, tratadores e animais influencia a cada ano no sucesso da Emapa”, destaca Ademir Bellinato, presidente da Exposição. “Nossa preocupação é receber bem todos os expositores, seus colaboradores e animais. Nos últimos meses, nos estruturamos para nos adequar para este sucesso de publico da feira, construímos novos alojamentos no parque destinado aos tratadores, novas baias para acomodação dos animais e servimos mais de 500 refeições por dia para os criadores, na casa do Nelore”, ele complementa, ressaltando que a preocupação com a manutenção da organização e limpeza do parque também foi presente durante todo evento.



O jurado Pedro Antonio de Oliveira Sobrinho, que comandou em pista o julgamento de 500 animais das raças Brahman e 1.433 Nelore Padrão, está de acordo com Ademir. “A organização, instalação e atendimento aos presentes resulta em um conjunto de fatores que influenciou positivamente para o sucesso crescente dessa exposição”, ele declara. “Porém, o mais importante é que a organização da Emapa prioriza os julgamentos e não a comercialização, então isto reforça a confiança que os expositores depositam na feira”, ressaltou Pedrão.



Ele também comentou que o fato da Emapa ser a primeira exposição do ano entusiasma os criadores a serem mais criteriosos e selecionar o que tem de melhor em suas fazendas para disputar na pista a vitória, e não apenas uma participação. “O que fica claro para todos é que a Emapa se consagrou como uma pista que não tem criador que traz animal para fazer número. Aqui só vem animal bom, que tem condições pra vencer qualquer outra pista que venha disputar. Isso torna o trabalho de julgamento prazeroso, pois o que vimos nas pistas de julgamentos da Emapa são animais que servem de referência para a pecuária brasileira, animais de nível extremamente competitivo”.



O juiz Flávio Montenegro Alves, que comandou na pista os trabalhos de julgamento de 155 exemplares da raça Angus, confirma que observou durante a Emapa que o nível dos animais desta raça provenientes dos criatórios paulistas está excepcional. “A qualidade dos animais me surpreendeu, pois tanto fêmeas como machos apresentaram um nivelamento, o que nunca observei em nenhuma pista que julguei”, ele destacou. “Há muito tempo, os criadores paulistas buscavam um animal melhor adaptado à sua região, e na Emapa, ficou evidente que eles encontraram esse animal ideal, pois o Angus é uma raça mais oriunda e tradicional nas exposições do RS”, avaliou Montenegro.



De acordo com Villemondes Garcia, presidente da APCN – Associação Paulista dos Criadores de Nelore e diretor do Núcleo Nelore Avaré, a Emapa divide-se nas fases antes e pós a criação do Núcleo. “A feira recebia, há alguns anos atrás, apenas 500 animais para os julgamentos”, ele recorda. “A estrutura que estamos desenvolvendo ao longo dos anos, aliada ao fato da exposição abrir o calendário pecuário e servir como prévia para outras exposições fortes como a Expozebu, fortaleceu bastante a Exposição”, ele destaca.



“Nosso plano é manter a Emapa como uma exposição de gado de alta qualidade, e não aumentar muito o numero de leilões. Isso não se aplica apenas à filosofia dos neloristas, mas de todas as raças”, finaliza Heitor Pinheiro Machado, adiantando que o objetivo da organização da Emapa para a edição de 2009 é construir uma pista coberta para o julgamento dos animais, visando contornar possíveis alterações no clima e evitando, assim, prejudicar os julgamentos.



Acompanhe abaixo os resultados resumidos da participação de cada raça bovina nas pistas da 43a Emapa.



Angus


Com a presença de 161 animais da raça no parque, a 43a Emapa marcou o início do calendário de exposições da Associação Brasileira de Angus, em 2008 e, a partir desta edição, integra o calendário de exposições nível “A“ do Ranking Oficial de Expositores e Criadores da ABA.



“Existem alguns requisitos para serem preenchidos visando atender a categoria “A”, como por exemplo, três exposições consecutivas com a presença mínima de 100 animais e de 15 expositores, o que assegurou à Emapa esta promoção”, explicou o juiz Flávio Montenegro Alves, a frente dos trabalhos da pista desta raça na Emapa. Ele ressaltou que dos animais que julgou na pista da Emapa, muitos já estão aptos até mesmo a disputar tranqüilamente as exposições do Rio Grande do Sul, com grandes chances de se tornarem campeões.



Melhor Criador e Melhor Expositor - Agropecuária Fumaça Ltda.
Fêmea Campeã - Reconquista1085 Lagoa Gramático de Reconquista Agropecuária (Alegrete/RS), de José Paulo Dornelles Cairoli

Reservada - Fabulosa da Fumaça TE 336 da Agropecuária Fumaça (Paranapanema/SP), de Elio Sacco

Macho Campeão - Escudo da Fumaça TE 223, touro de Elio Sacco

Reservado - Rincon Pau Ferro 906 de Paulo Castro Marques


Brahman - Contando com 550 animais no parque de exposições, provenientes de 60 expositores, os criadores da raça Brahman, aproveitaram a ocasião da Emapa para empossar seu novo presidente da ACBB – associação dos Criadores de Brahman do Brasil, José Amauri Dimarzio ”Cada um tem sua missão na associação. Temos que formar um elo forte e é dessa união que vai gerar o sucesso”, ele declarou na ocasião de sua posse.

Melhor Criador: Luis Carlos Monteiro, Fazenda Brahman Imperial
Melhor Expositor: J4 Agropecuária e Empreendimentos Ltda
Grande Campeã –MISS BR 77 0092 FIV de Yuri Semansky Engler- MG
Reservada – MISS J4 201 da J4 Agrop e Empreendimentos Ltda- MG
Grande Campeão – Mister Santa Fé FIV 89 de Paulo de Castro Marques – MG
Reservado – Zeuz Ônix de Diógenes Palloone ( Brahman Zeus)- SP


Canchim


A raça contou com a presença de 92 exemplares provenientes de 5 criatórios.



Melhor Expositor e Criador: Luiz Adelar Scheuer

Grande Campeã - Lauda MN Calabilu (T.E.) – Luiz Adelar Scheuer

Reservada - Rubelita da Ilma - Luiz Carlos Dias Fernandes

Grande Campeão - Lendário Calabilu Las - Luiz Adelar Scheuer

Reservado - Quartzo da Ilma - Irineu Lopes Machado



Guzerá


Foram 79 animais Guzerá em pista, provenientes de 15 plantéis da raça.



Melhor Expositor: Mário Ermírio de Moraes

Melhor Criador: Dante Emilio Ramenzoni

Grande Campeã - Faria TE DO DER de Dante Emílio Ramenzoni da Faz Alvorada – Piraju – SP

Reservada - Fada da Maia de Américo Cardoso dos Santos Junior Fazenda Morro Alto- Sta Rita do Tocantis – TO

Grande Campeão - Pendulo IT de Aldo/ Angelo Frederico Tonetto , Faz Perfeita União Pirajuí – SP

Reservado - Guincho da Suaçuí de Mario Ermínio de Moraes da Faz Santa Maria – Água Boa - MG



Nelore e Nelore Mocho

No total, 182 expositores participaram da Feira, somando 1.957 animais Nelore que desfilaram em uma pista pesada e muito concorrida. “Todas as categorias receberam inscrições de animais fantásticos e qualquer um dos quatro primeiros vencedores em cada categoria têm condições de conquistar um primeiro prêmio em diversas exposições brasileiras”, avaliou Heitor Pinheiro Machado, presidente do Núcleo Nelore Avaré.

Melhor Expositor - Jonas Barcelos Correia
Melhor Criador - Jatobá Agricultura Pecuária Ind. Ltda
Grande Campeã: Nalisha II FIV MPSI, do criador Jonas Barcellos Correia
Reservada: Obela FIV AJJ, do criador Antonio José Junqueira Vilela
Grande Campeão - Fadel TE da Cruz Alta, do criador João Paulo Mendonça
Reservado: Fruto TE da Fortaleza, do criador José Carlos Prata Cunha

Melhor Expositor - Amauri Gouveia com 696 pontos
Melhor Criador Amauri Gouveia com 1.097 pontosos
Grande Campeã - Grelha FIV da Japarandub, da Japaranduba Faz Reunidas Ltda.
Reservada: Gobza TE VT, do criador Amauri Gouveia
Grande Campeão - Fator TE VT, do criador Amauri Gouveia
Reservado: Cadiz, do criador Luiz Carlos Marino


Santa Gertrudis



A raça levou para a Emapa 122 animais de 10 expositores.



Melhor Expositor e Criador: Antônio Roberto Alves Corrêa da Faz União – Buri / SP

Grande Campeã – Camponesa UB de Antônio Roberto Alves Corrêa – Buri /SP

Reservada – FS – 852 – 345 de Thiago Rubega – MT

Grande Campeão – THOR da Taquari de Antônio Roberto Alves Corrêa – Buri / SP

Reservado – Coronel UB de Antônio Roberto Alves Corrêa





Simental


201 animais Simental participaram do processo dos julgamentos, provenientes de 14 expositores da raça.



Melhor Expositor e Criador: Paulo de Castro Marques

Grande Campeã: Daurita da Pau D” Alho de Paulo Castro Marques – Faz Água Limpa – MG

Reservada: MS Filadélfia da Band de Marisa de Barros Saad – Fz Pantaleão / SP

Grande Campeão: Fabuloso do RMAC de Rafael e Marcelo Aragão Cajado Faz Santa Andréa – Itararé/ SP

Reservado: Falcão I DA Santa Andréa da Santa Andréa Agropec Ltda – Itararé – SP




Fonte: Matriz da Comunicação

Voltar