7/2/2006
Vulnerabilidade da pecuária brasileira é tema do Congresso Internacional do Boi de Capim

Divisor de águas da pecuária brasileira, o 1º Congresso Internacional do Boi de Capim, que acontece de 7 a 12 de março, na paradisíaca Praia do Forte, em Costa do Sauípe (BA), vai tocar profundamente nas feridas abertas que esfolam o segmento de carne bovina do país, em particular a sanidade animal. O momento é tão oportuno que mais de 20 raças, entre européias e zebuínas, já confirmaram a presença.

O evento ganhou reforço com o apoio da Associação Brasileira do Novilho Precoce (ABNP), organização de pecuaristas que reúne as raças européias em produção no país. ³Independente do potencial, o Brasil é muito vulnerável às pressões externas e corre o risco de derrapar quando não faz sua lição de casa², observa Constantino Ajimasto, presidente da ABNP. ³Não haverá solução milagrosa nem mesmo sucesso isolado. Os produtores que utilizam as mais diferentes genéticas devem buscar a integração para vitalizar a pecuária como um todo². Uma circular assinada por Ajimasto na próxima semana irá convocar dirigentes nacionais e regionais para o encontro na Bahia. ³Precisamos mobilizar o mais eclético grupo de interesses para declarar efetivamente o caminho que iremos tomar neste e nos próximos 5-10 anos², completa.

Organizado pela ABEXPO ­ Associação Baiana de Expositores, com apoio do Governo da Bahia, o evento espera reunir mais de 900 produtores e lideranças pecuárias, autoridades políticas, pesquisadores e agentes de fomento ­ bancos, exportadores e importadores.

Além da ABEXPO e da ABNP, importantes organizações integram a iniciativa. Entre elas estão MAPA ­ Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Governo do Estado da Bahia, ABCZ ­ Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, ACNB ­ Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, ABIEC ­ Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, SRB ­ Sociedade Rural Brasileira, ABAC ­ Associação Baiana de Criadores, ABCN ­ Associação Baiana dos Criadores de Nelore, Bahiatursa ­ Empresa de Turismo da Bahia S/A, SIC ­ Serviço de Informação da Carne, Fundação Garcia D¹ Ávila e Mercado Brasil Promoção e Eventos. O patrocínio é da Petrobrás.


Eventos parelelos


O 1º Congresso Internacional do Boi de Capim terá como evento paralelo a Exposição Comemorativa 100 anos de Nelore, marcando a data histórica da importação das primeiras reses dessa raça, com objetivo comercial, da Índia para a Bahia. Outra ação é o Concurso de Monografias, promovido pela ABEXPO e pela FTC ­ Faculdade de Tecnologia e Ciências. Voltado a estudantes de graduação em áreas ligadas ao agronegócio, a iniciativa vai premiar com valores entre R$ 1 mil e R$ 3 mil, menções honrosas e inscrição para o Congresso, universitários que apresentarem as melhores monografias sob o tema ³Garcia D¹Ávila e sua importância para a pecuária nacional². Durante o evento serão realizados leilões de elite de bovinos e ovinos.

No site www.boidecapim.com há mais informações sobre inscrição, pacotes de viagem, transporte aéreo e hospedagem, bem como dados sobre a grade completa de atividades.



Fonte: Beef Point

Voltar