4/3/2008
Rio quer imunizar dois milhões de bovinos e bubalinos

Os criadores de bovinos e bubalinos do estado do Rio de Janeiro já começaram a vacinar o rebanho contra a febre aftosa e a previsão é de concluir esta etapa da campanha até 31 de março imunizando, no mínimo, 95% do gado, o equivalente a 1.978.335 animais. A campanha contra a doença começou no último sábado (1º/03).

O superintendente Federal de Agricultura do Rio de Janeiro, Pedro Cabral, lembra que, há mais de dez anos, o estado não registra casos da doença e “somente a vacinação pode garantir a manutenção do Rio de Janeiro como área livre de febre aftosa, assegurando assim, a manutenção desse patrimônio de grande importância para o produtor rural e para a economia do estado e do país”.

Para vacinar os animais, o criador deve adquirir a quantidade suficiente para todos os animais da propriedade. Alguns cuidados são importantes para garantir a imunização: temperatura de armazenamento sempre entre 2ºC e 8ºC e agulhas e seringas esterilizadas. É fundamental fazer a assepsia no local onde a injeção será aplicada e seguir as recomendações do produto.

Tão importante quanto o cuidado com a vacina é a sua notificação. Depois de imunizar todo o rebanho, o proprietário deve ir a um dos 26 Núcleos de Defesa Agropecuária do estado e apresentar a nota fiscal de compra das vacinas. Vale lembrar que a notificação deve ser feita em até cinco dias úteis após o encerramento da campanha.

As dúvidas sobre a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa podem ser esclarecidas na Central de Relacionamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pelo 0800 704 1995, ou na Superintendência Federal de Agricultura do estado, telefone (21) 2253-7507.


Fonte: (61) 3218- 2203/2204 / www.agricultura.gov.br

Voltar