27/2/2008
EUA: USDA projeta menor produção e menos abates

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) projetou que a produção de carne bovina do país em 2008 será um pouco menor que a de 2007, ficando em 11,9 bilhões de quilos, e a análise do mercado disse que essa queda poderá vir de menores taxas de abate e animais menores.

Entretanto, o USDA disse em seu relatório de oferta/demanda de fevereiro que a produção de carne bovina em 2007 foi estimada em 12,02 bilhões de quilos.

O analista de mercado de gado do Instituto de Pesquisa em Políticas Agrícolas e Alimentares, Scott Brown, estimou que os abates de novilhos e novilhas em 2008 declinará para 27,9 milhões de cabeças com relação à taxa de 2007, de 28 milhões de cabeças. A produção de bezerros deverá ser de 200 mil cabeças a menos do que em 2007, o que será parte da causa do declínio na produção de carne bovina, disse ele.

O economista agrícola do Centro de Informação de Comércio de Gado, Jim Robb, também previu um declínio nos abates de vacas, uma vez que o rebanho bovino dos EUA foi amplamente abatido no ano passado devido à seca que afetou os estados do sudeste do país. Além disso, a produção de bezerros em 2007 foi menor do que a de 2006 - 37,4 milhões de cabeças versus 37,5 milhões de cabeças em 2006 -. O que levará a menores abates de bovinos em 2008, disse Robb.

Brown disse que as importações tendem a negar a menor produção de bezerros dos EUA, mas Robb disse que os países que tipicamente exportam carne bovina aos EUA têm seus próprios problemas com a seca e outros problemas econômicos. Países como Austrália e Canadá não terão muitos produtos para vender aos EUA, de forma que as importações deverão cair, disse Robb.

O presidente e analista de mercado da Buchanan & Co., Doug Deets, disse que os EUA terão menos animais em 2008, de forma que para estabilizar a produção de carne bovina, a indústria teria que ter rebanhos maiores. No entanto, com o preço do bushel de milho a US$ 5, isso provavelmente não acontecerá.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar