13/2/2008
Uruguai quer importar carne do Brasil

O Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) do Uruguai está estudando a possibilidade de importar carne do Brasil para baixar ou manter o preço no mercado interno sem afetar suas exportações.

O ministro da Pecuária, José Mujica, disse que está sendo estudado como o Uruguai poderia aproveitar uma baixa de preço da carne brasileira devido ao corte das exportações à União Européia (UE). "Assim, aproveitaria a conjuntura dos estados brasileiros que não podem exportar, para vender nosso produto ao exterior, mais caro". Ele disse que gostaria de fazer como os Estados Unidos, que compra carne mais barata do Uruguai e vende a sua mais cara ao Japão.

A expectativa é de que o Brasil tenha uma baixa no preço interno da carne porque o produto que deixou de ser exportado voltará para o mercado interno. No entanto, diferentemente do Uruguai, o Brasil consome cerca de 70% do que produz.

Apesar de ter havido uma queda nos preços internos na última semana no Brasil, os valores ainda estão acima dos preços no mercado uruguaio.

Fontes da indústria frigorífica disseram ao jornal El País que é pouco provável que ocorra uma baixa nos preços da carne no Brasil permitindo a importação. A restrição às exportações impossibilita importar carne da Argentina, enquanto que no Paraguai - que tem o mesmo status sanitário do Uruguai -, os preços estão em valores similares aos do mercado doméstico.

O presidente da União de Vendedores de Carne, Hebert Falero, disse que os comerciantes estão de acordo com importar do Brasil se os preços permitirem. Ele disse que a corrente importadora do Brasil nunca se deteve, ainda que esteja em volumes menores.

O que o Governo uruguaio busca é aproveitar uma oportunidade que poderia surgir em pouco tempo. O corte das exportações à Europa "não durará muito tempo", na opinião de Mujica.


Fonte: Beef Point

Voltar