12/2/2008
UE: exportações de carne bovina subsidiadas recuam

A segunda metade de 2007 registrou um declínio significante nas exportações de carne bovina subsidiadas pela União Européia (UE) com os reembolsos de exportação entre julho e dezembro caindo para somente 42 mil toneladas, comparadas com 76 mil toneladas em 2006 e 106 mil toneladas em 2005.

De acordo com o Meat and Livestock Austrália (MLA), contribuindo para o forte declínio no período esteve a queda nos envios à Rússia, à medida que a carne bovina da UE enfrentou uma maior competição da carne brasileira, com preços mais competitivos. As exportações na segunda metade de 2007 caíram na Irlanda, Alemanha, Itália e França.

As importações de carne bovina da UE, com tarifas totais, durante a primeira metade do ano de 2007-08 também caíram com relação aos níveis anteriores, totalizando 64 mil toneladas. As importações da Alemanha e da Itália representaram quase 40% das importações da UE com tarifas totais, apesar dos volumes de ambos os países estarem menores que no mesmo período do ano anterior.



Fonte: Beef Point

Voltar