10/2/2008
TecnoCampo mostra alternativas para problemas da sojicultura

Pesquisadores da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT e de outras instituições de pesquisas mostraram, no TecnoCampo, realizado sexta e sábado (8 e 9/02) em Sorriso/MT, alternativas para os produtores rurais resolverem problemas da sojicultura.

Uma delas é a palestra em que o pesquisador da Fundação MT, Sérgio Suzuki, apresentou recomendações técnicas de como usar a tecnologia transgênica de forma correta. Suzuki reforça aos produtores a importância de dessecar antes de fazer o plantio da soja RR.

Outra palestra foi proferida pela pesquisadora da Fundação MT, Lúcia Vivan. Ela mostrou aos produtores como manejar e controlar as pragas da sojicultura e não ter perdas de produtividade.

O pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Jaboticabal/SP Jaime Maia dos Santos, apresentou soluções para o controle de nematóides. De acordo com o pesquisador, a adoção de medidas de controle nas áreas infestadas racionaliza o uso dos recursos e melhora a relação custo e benefício da propriedade rural.

A situação da ferrugem asiática na safra atual foi mostrada por Fabiano Siqueri, pesquisador da Fundação MT. Conforme observações feitas por Siqueri em lavouras, o número de focos e severidade da ferrugem deve aumentar no estado e o momento é decisivo para o sucesso na colheita desta safra de soja.

Como produzir com responsabilidade ambiental foi o tema da palestra do engenheiro agrônomo e coordenador de Meio Ambiente do Grupo André Maggi, João Shimada. Ele apresentou alternativas de como a propriedade rural pode produzir com responsabilidade ambiental, mostrou os princípios e técnicas que podem melhorar o desempenho ambiental na propriedade.

Além as palestras e debates, os participantes tirararam dúvidas com os pesquisadores por meio do serviço disponibilizado pela Fundação MT: o Resposta Rápida. É um espaço em que o produtor conversa com o pesquisador sobre algum problema especifico da sua lavoura.

Empresas de máquinas e agroquímicos também estiveram à disposição dos produtores, demonstrando produtos no campo e apresentando as empresas.


Fonte: www.fundacaomt.com.br

Voltar