6/2/2008
Associação européia quer retomada das importações

Ao contrário da maioria dos europeus, a associação EuBrasil, que promove o aumento das relações comerciais entre a Europa e o Brasil, enviou na quinta-feira (31) uma carta à Comissão Européia, pedindo "o rápido retorno à normalidade das importações de carne brasileira" pelo bloco.

No documento, enviado ao presidente da comissão, José Manuel Durão Barroso, a EuBrasil argumenta que "os problemas identificados (pelos técnicos europeus) na produção brasileira não representam risco imediato para a saúde humana e animal".

Deputados europeus ouvidos pela BBC Brasil concordam que as importações do Brasil devem ser retomadas rapidamente, mas desde que as dúvidas levantadas pela Comissão Européia em relação à lista sejam esclarecidas.

Para o deputado alemão Friedrich-Wilhelm Graefe zu Baringdorf, vice-presidente do comitê de Agricultura do Parlamento Europeu, "seguramente há razões políticas e econômicas envolvidas na decisão" de suspender as importações do produto brasileiro.

O que é negado pelo deputado britânico Neil Parish, presidente do comitê. "Acredito no comércio livre", afirmou. "O problema é que estamos tratando de comida. Temos que estar 110% seguros de que os critérios de saúde são respeitados", comentou.


Fonte: Beef Point

Voltar