24/1/2008
Diminui o número de animais confinados

O número de bovinos australianos em estabelecimentos de engorda caiu durante o último trimestre de 2007, à medida que a indústria continuou enfrentando custos muito altos de produção e condições de mercado desfavoráveis. O número de animais confinados no último trimestre de 2007 caiu em 14% com relação ao trimestre anterior e 36% com relação ao mesmo período de 2006, para 584.472 cabeças - o menor nível trimestral total desde março de 2000.

Segundo o Meat and Livestock Austrália (MLA), no ano de 2007 os operadores de estabelecimentos de engorda foram forçados a progressivamente reduzir o número de animais à medida que os preços recordes dos grãos, os preços historicamente altos de animais de reposição e a queda nos preços de exportação (em termos de dólar australiano) impactaram nas margens. O declínio de 36% no número de bovinos confinados com relação ao ano anterior levou a uma queda nas taxas de capacidade de utilização para somente 51% durante o último trimestre de 2007 - o menor nível registrado.

A redução nos números de bois confinados combinada com a lenta demanda japonesa e um aumento no dólar australiano impactaram nas exportações de carne bovina oriunda de animais criados com grãos no último trimestre do ano. As exportações ao Japão e à Coréia durante este trimestre declinaram 18% e 10% com relação ao ano anterior, respectivamente.

Considerando o declínio no número do rebanho confinados, os abates destes animais caíram 25% com relação ao ano anterior no período, para 481.497 cabeças. Os abates totais em 2007, de 2,4 milhões de cabeças, foram 8% menores que o recorde registrado em 2006, de 2,63 milhões de cabeças. Os animais alimentados com grãos representaram uma porcentagem estimada de 29,7% dos abates nacionais de adultos em 2007, menos que os 32,9% em 2006 e 34,1% em 2005.

Uma redução nos preços do gado para engorda durante o último trimestre do ano foi uma boa notícia para os confinamentos, com os preços ficando em média 12% menores do que no trimestre anterior. Os preços do gado para engorda aumentaram durante as primeiras semanas de janeiro.

As previsões de uma boa colheita de sorgo durante o verão também tem levado ao enfraquecimento nos preços deste cereal, com amplas chuvas registradas nas regiões de cultivo desde novembro. Entretanto, os altos custos dos insumos deverão reduzir os números de estabelecimentos de engorda nos próximos meses.


Fonte: Beef Point

Voltar