23/1/2008
Itália deve apoiar Brasil em negociações junto à UE

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, recebeu, nesta terça-feira (22), o embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise, para tratar, entre outros assuntos, da estratégia de atuação de apoio do governo italiano aos pleitos comerciais brasileiros junto à União Européia.

Na semana passada, o diretor do Departamento de Negociações Sanitárias e Fitossanitárias da Secretaria de Relações Internacionais, Luiz Carlos de Oliveira, esteve em Roma e se reuniu com os ministros italianos da Saúde e da Política Agrícola Florestal e Alimentar para discutir a elaboração de um protocolo de cooperação na área de serviços veterinários. O acordo deverá ser assinado antes da ida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva àquele país, prevista para abril.

A Itália está interessada em comprar, anualmente, do Brasil até 200 mil cabeças de bovinos - gado vivo com idade entre seis e 13 meses - a partir deste ano. Em dezembro no ano passado, o ministro das Políticas Agrícolas Alimentares e Florestais da Itália, Paolo Di Castro, esteve no Brasil e visitou propriedades criadoras, no município de Lages (SC), que poderão exportar bezerros vivos para a Itália.

Na ocasião, além de demonstrar interesse na importação de animais vivos (vitelos) do Brasil, o que depende de aprovação da União Européia, o ministro italiano confirmou o interesse na ampliação de importação de carne brasileira para produção de "Braseola", produto industrializado com cortes de carne zebuína. Di Castro afirmou, ainda, que seu país quer ajudar o Brasil a abrir o mercado da União Européia para os produtos agrícolas brasileiros.


Fonte: Mapa

Voltar