17/1/2008
Resultados na pecuária melhoraram em 2007

Análise feita anualmente pela Scot Consultoria, comparando rentabilidade de investimentos, indicadores econômicos e atividades agropecuárias, aponta pequena melhora na rentabilidade da pecuária de corte. Embora tenha melhorado, o avanço nos resultados causa uma certa frustração, pois esperava-se um resultado melhor para o exercício de 2007, quando estimava-se com base em números preliminares.

Em 2007, considerando a média de todas as praças pecuárias, o preço do boi gordo aumentou 35,7% entre os meses de janeiro e dezembro. No mesmo período, os custos da pecuária de corte aumentaram 22,3%, quando se analisa a evolução do mercado de insumos e o impacto de cada item no custo de produção.

No entanto, embora o balanço de 2007 tenha sido extremamente positivo, com os preços subindo mais de 13 pontos porcentuais em relação aos custos, na média do ano o comportamento de preços e custos não foi o mesmo.

Em relação a 2006, o preço médio do boi gordo de todas as praças pecuárias em 2007 foi apenas 14,6% superior. Os custos médios de 2007 foram 12,8% superiores ao de 2006.

Portanto, mês e mês, o balanço dos preços foi apenas 1,8 ponto porcentual acima do aumento do custo de produção.

Por ora, mesmo com as estimativas de aumento nos custos de produção para 2008, assunto que a Scot Consultoria tem abordado amplamente, tudo indica que os resultados melhorarão ao longo do ano.

Ainda assim, a aplicação adequada de técnicas de produção e gerenciamento é de suma importância para garantir os resultados.

Os resultados, apresentados na figura 1, referem-se a empresas de ciclo completo geridas com aporte crescente de tecnologia. Embora os custos de produção tenham aumentado menos para as empresas sem tecnologia, os resultados econômicos foram inferiores, mantendo a tendência dos últimos anos. Compensa aplicar tecnologia.

O estudo mais detalhado, e com as comparações das rentabilidades, será divulgado hoje na edição 748 do informativo Boi & Companhia, editado desde 1993 pela Scot Consultoria.


Fonte: Scot Consultoria - www.scotconsultoria.com.br

Voltar