27/12/2007
Exportadores para a UE começam a ser escolhidos

Reportagem do jornal Correio do Povo informou que o Ministério da Agricultura (Mapa) começa a definir, hoje, os critérios para a escolha dos 300 produtores de bovinos brasileiros que estarão aptos a exportar à União Européia em 2008.

Apesar do superintendente do Mapa/RS, Francisco Signor, lutar para incluir o maior número de gaúchos na lista, apenas 400 mil das 13 milhões de cabeças do RS estão no novo Sisbov. "Essa é uma situação excludente", admitiu.

Outra preocupação dele é quanto à utilização do critério da quantidade, que penalizaria pequenas e médias propriedades. "São produtores que lidam com genética muito superior. Só que a tendência é que sejam priorizados os grandes empreendimentos como os do Centro-Oeste", comentou.

O responsável pelo Sisbov no Rio Grande do Sul, Roberto Schroder, explicou que a partir do dia 1º de janeiro todas as propriedades exportadoras terão que ter o certificado Eras. Caso a solicitação seja feita após 31 de dezembro, os animais terão que passar 90 dias dentro da propriedade antes de serem enviados aos frigoríficos com destino à União Européia. "É como se estivessem sendo incluídos de novo", disse.



Fonte: Beef Point

Voltar