26/12/2007
Fiscalização fecha oito abatedouros no litoral gaúcho

Na primeira semana da Operação Verão Legal RS da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio foram fechados oito abatedouros clandestinos no litoral gaúcho. Os fiscais fiscalizaram 251 toneladas de produtos de origem animal, apreendendo 15 toneladas (6% do total), sendo 10 toneladas de peixe e 5 toneladas de carne bovina, ovina e miúdos.

"O começo da operação é animador. Nossos técnicos estão atentos e determinados em coibir a ação ilegal e clandestina que possa trazer prejuízo à saúde das pessoas", avaliou o secretário da Agricultura, João Carlos Machado.

Segundo informações do governo do Rio Grande do Sul, a fiscalização especial na orla gaúcha começou no dia 14 e se estenderá até 29 de fevereiro. Quatro equipes volantes do Departamento de Produção Animal (DPA), compostas por dois médicos veterinários, dois técnicos agrícolas e um técnico administrativo, realizam a fiscalização do trânsito de produtos de origem animal e de propriedades rurais. Uma equipe extra faz uma varredura em locais com histórico de irregularidades e atende emergencialmente as denúncias da população.

Ao todo, foram fiscalizados 18 abatedouros, além de 11 estabelecimentos comerciais. Segundo o coordenador da operação, o veterinário Rodrigo Etges, foram analisadas 251 toneladas de carne e derivados, 1.921 dúzias de ovos e 656 animais. A ação resultou em 16 infrações.

Na terça-feira (18), os fiscais da Seapa apreenderam em Estrela uma carga de 26 toneladas de carne com osso vinda de Rondônia, sem autorização.

A secretaria também desenvolveu a Operação Rio Uruguai para fiscalizar trânsito de animais e a não comprovação de vacinação contra a febre aftosa na fronteira. Durante a primeira quinzena deste mês, foram vistoriadas 123 propriedades e aplicadas 356 multas, num total de R$ 51.667,00. Cinco abatedouros clandestinos foram fechados.


Fonte: Beef Point

Voltar