22/12/2007
Presidente da Embrapa faz balanço positivo de 2007

O diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, fez um balança das atividades da empresa em 2007. Ressaltou que há muitas conquistas importantes a comemorar. “Destacar os feitos deste ano é uma tarefa recompensadora, que faz acelerar nossos anseios para o ano vindouro”, comenta. A revitalização da Embrapa foi a grande temática de 2007 e segundo o presidente, o que garantiu isso foi a união de esforços e a colaboração de cada empregado da Embrapa, dos seus dirigentes, da sociedade, do Conselho de Administração da Embrapa (Consad) e do próprio ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.

Um dos atos dessa revitalização foi a realização do concurso público para os cargos de Assistente de nível médio e fundamental da Embrapa. Apartir de 2008, o sonho de centenas de pessoas se concretizará com a efetivação ao quadro de pessoal da Embrapa. Foram mais de 147 mil inscritos para preencher pouco mais de 300 vagas.

O quadro de pesquisadores e analistas também passou por renovação nestes últimos dois anos. São novos talentos dando continuidade ao esforço e dedicação de empregados que deixaram a Embrapa devido à aposentadoria e ao Programa de Desligamento Incentivado (PDI). E, considerando essa revitalização da Embrapa, cita o orçamento conquistado em 2007: R$ 1,100 bilhão. Um valor recorde para a Empresa e que resultou em investimentos em infra-estrutura, com construção de prédios e melhoria de laboratórios, aquisição de veículos e equipamentos.

A ampliação de projetos e recursos em P&D é outra marca que comemora e que fortalece o objetivo-fim da Empresa: a pesquisa.

A Embrapa deu importantes passos neste ano, como a criação da Assessoria de Inovação Tecnológica (AIT), que tem a missão de implementar e fortalecer a relação da Empresa com os setores público e privado nas questões de inovação tecnológica. Também implementou ações junto ao Escritório da Embrapa na África e à Embrapa Agroenergia. Tudo isso fortalecido pelas contribuições do Comitê Gestor das Estratégias (CGE), que tem o foco nas ações estratégicas da Empresa.

Ao afirmar que a união de esforços fez a diferença em 2007, Crestana cita um resultado concreto e que vai auxiliar na revitalização do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária: a criação da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Transferência de Tecnologia, que já rendeu bons frutos, a exemplo da inclusão da Embrapa como um dos quatro membros natos do Conselho D i r e t o r do Fundo N a c i o n a l de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Além disso tudo, teve repercussão na mídia, como a publicação da reportagem "Cientistas estão fazendo o cerrado brasileiro prosperar", no jornal The New York Times, em outubro. Com esse feito, a Embrapa ganhou destaque mundial como a protagonista pelo fato de o Brasil haver se tornado uma superpotência agrícola. A matéria foi tema do programa de rádio da Presidência da República, o Café com o Presidente.


Fonte: Embrapa - www.embrapa.br

Voltar