19/12/2007
CNA : China deve importar 300 mil toneladas de carne

Com estoques baixos e a necessidade de repor os estoques até a Olimpíada de Pequim, em 2008, o presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte, Antenor Nogueira, da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), estima que a China vai importar 300 mil toneladas de carne in natura desossada no próximo ano.

Segundo ele, um acordo para que o Brasil atenda à maior parte da demanda chinesa teria sido fechado em novembro entre o governo brasileiro e a Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena da República Popular da China (AQSiQ). Esse acordo permitiria que a maior parte da demanda chinesa fosse suprida por carne do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia e Acre.

O Ministério da Agricultura não confirmou esse acordo. "Não sabemos qual é o teor do acordo. Qualquer informação agora é precipitada", disse uma fonte da Secretaria de Defesa Agropecuária. Uma missão chinesa está no Brasil desde 9 de dezembro para negociar acordos comerciais na área agrícola.

Fonte: Jornal O Estado de S.Paulo.

Voltar