14/12/2007
EUA: Japão pode relaxar restrições às importações

O Japão planeja relaxar as restrições à carne bovina dos Estados Unidos, permitindo importadores de carne de animais de até 30 meses de idade, disse o chefe de Gabinete japonês, Nobutaka Machimura, de acordo com o Bloomberg. O Governo precisa obter um acordo com os EUA sobre o plano antes desta medida ser concretizada e precisa da aprovação da Comissão de Segurança Alimentar do Japão.

O Japão era o maior comprador de carne bovina dos EUA antes do primeiro caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) ser registrado no país em 2003. Após um longo embargo à toda carne bovina norte-americana, o Japão agora importa carne de animais de 20 meses de idade ou menos, que têm os menores riscos de transmissão da doença.

O vice-secretário do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Mark Keenum, disse que os EUA não aceita um plano para aumentar a idade do gado nas importações. "Nossa esperança é que vamos persuadir o Japão a aderir aos padrões internacionais da Organização Mundial do Comércio (OMC) para carne bovina".

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) votou em maio deste ano classificando os EUA como país de "risco controlado" para EEB, o que significa que o comércio de carne oriunda de animais de qualquer idade deste país é seguro.

Keenum disse que os EUA estão buscando que todos os parceiros comerciais do país ajam de acordo com os padrões da OIE. Até agora, as Filipinas é o único importador na Ásia que tomou esta medida.

O Japão importou cerca de 30 mil toneladas de carne bovina dos EUA nos primeiros nove meses do ano, de acordo com o USDA.


Fonte: Beef Point

Voltar