13/12/2007
EUA: opinião dos consumidores sobre bem-estar animal

O grupo de produtores rurais dos Estados Unidos, American Farm Bureau Federation (AFBF) e a Universidade do Estado de Oklahoma (OSU) recentemente entrevistaram mais de 1000 pessoas em todo o país para avaliar suas opiniões sobre o bem-estar de animais de produção. Segundo dados divulgados pela própria AFBF em seu site na internet, o economista da OSU, F. Bailey Norwood, tirou várias lições dos resultados da pesquisa.

Em primeiro lugar, a pesquisa mostrou que o público se preocupa mais com o bem-estar humano e dos fazendeiros do que com o dos animais de produção. Os participantes da pesquisa classificaram o bem-estar financeiro dos produtores rurais dos EUA como duas vezes mais importante do que o bem-estar dos animais e a pobreza, os serviços de saúde e a segurança alimentar como cinco vezes mais importante.

O sofrimento de um humano foi considerado pela pesquisa equivalente ao sofrimento de 11,5 mil animais de produção e a maioria dos participantes da pesquisa achou que os produtores deveriam ser compensados se forçados a cumprir com padrões mais altos de bem-estar animal.

Embora isso não signifique que o bem-estar dos animais de produção não é importante, significa que quando se está formando uma política pública, os interesses dos animais são considerados secundários aos interesses humanos. Políticas propostas que aumentam os custos dos alimentos deixam os consumidores com menos dinheiro para financiar programas que beneficiam humanos.

A segunda lição tirada da pesquisa é que os consumidores entendem o bem-estar animal como resultado de suas decisões de compra aliadas às decisões dos produtores. A maioria dos consumidores acredita que suas escolhas pessoais de alimentos têm um grande impacto no bem-estar dos animais, e que se os consumidores desejam maiores padrões de bem-estar, as companhias fornecerão isso.

Então, quando os consumidores escolhem comprar carne tradicional ao invés de carne mais cara produzida em sistemas alternativos de produção (como carne orgânica, por exemplo), eles entendem que sua compra determina diretamente o nível de cuidado animal fornecido. Se os consumidores estão felizes comprando carne tradicional, isso significa que eles aprovam a forma de cuidado dos animais em sistemas tradicionais.


Fonte: Beef Point

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